Ocupação de servidores públicos na PMI e reunião no Palácio da Alforria são destaque no DN

O caderno Regional do Diário do Nordeste, periódico de circulação estadual destaca, nesta terça-feira [22], a ocupação realizada na Prefeitura Municipal de Icó por servidores públicos municipais em greve ocorrida durante a manhã e tarde dessa segunda-feira [21].

Contando com momentos de tensão e protesto, no início, avançou no decorrer das horas para uma reunião entre a prefeita municipal de Icó, Laís Nunes, e os grevistas, incluindo os sindicatos dos servidores municipais [Sindsepmi] e dos professores municipais [Sindpremi], além do MST local.

O ponto mais delicado, conforme destacado no jornal cearense, aconteceu com o bloqueio temporário da entrada e saída de servidores e pessoas no Palácio da Alforria. Um princípio de conflito foi contido com a intervenção policial.

CONVERSAÇÃO - Ao longo de seis horas de reunião, o MST apresentou 30 itens de sua pauta de melhorias para as comunidades assentadas.

De acordo com nota divulgada na página oficial da Prefeitura Municipal, já havia uma reunião marcada na última sexta-feira [18] com o MST e que com os grevistas foi mantida "uma Mesa de Negociação Permanente".

Sobre a reunião com os sindicalistas, conforme nota da PMI, "tivemos a oportunidade de dialogar sobre as dificuldades que recebemos, como uma folha de servidores na ordem de 63%" e que a prefeita municipal expôs a eles, "com a ajuda dos secretários municipais; assessores e procuradoria do município, a grave situação financeira da Prefeitura Municipal de Icó, herdada da gestão passada".

Segundo pontua a matéria do Diário do Nordeste, os sindicatos pontuaram pela continuidade da greve em virtude de não ter havido novidades para a resolução de questões como a suspensão do quinquênio.

A nota da PMI, sobre a reunião, destacou, todavia, que a venda do terreno municipal, ao lado do Terminal Rodoviário, será destinado ao paramento dos "salários em atraso do mês de dezembro de 2016" e que o balanço do encontro foi "positivo" e "continua aberta ao diálogo com os servidores e a população".

* Foto: Perpétua Sousa/PMI e Honório Barbosa/DN
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :