Ramiro Teles destaca compromisso do IPHAN com o Icó e obras na Casa de Cultura Sobrado Mariinha Graça

O compromisso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], vinculado ao Ministério da Cultura, com a cidade de Icó e o início da obras da Casa de Cultura Sobrado Mariinha Graça foram destacados pelo superintendente do IPHAN no Ceará, Ramiro Teles.

"Gostaria apenas de reiterar o compromisso do IPHAN com a cidade de Icó, que já vem de longa data na requalificação de tantos espaços públicos e prédios públicos que nós já tivemos aqui e mai uma vez o IPHAN está aportando dinheiro, recurso federal para o restauro de um edifício que é tão simbólico aqui para a cidade, que é a Casa de Cultura Sobrado Mariinha Graça, que por tanto anos sediou a Secretaria de Cultura e chegou, infelizmente, em um estado lastimável de degradação, prestes a ruir", pontuou ele.

Conforme Teles, "diante dessa realidade, o IPHAN envidou esforços junto à administração central, em Brasília, para que conseguíssemos o recurso, primeiramente para o projeto que licitamos e executamos no ano de 2012. Durante o ano de 2013 nós batalhamos por recurso e felizmente agora em 2014 conseguimos recurso via Fundo Nacional de Cultura e licitamos a obra no último mês de junho", detalhou.

As obras da Casa de Cultura Sobrado Mariinha Graça deverão ter início neste mês de agosto. Orçado em R$ 1.095.476,79 [um milhão, noventa e cinco mil e quatrocentos e setenta e seis reais e setenta e nove centavos], a empresa da obra "Demolição e Construção Virgem Poderosa LTDA", de Maranguape-CE, deverá terminar a obra em junho de 2015.

"A ordem de serviço já foi assinada e a nossa previsão é de que a obra inicie agora, no mês de agosto. O equipamento cultural vai sediar novamente a Secretaria de Cultura do Município, a Casa do Patrimônio em Icó, além do escritório técnico do IPHAN em Icó, que até hoje não tinha uma sede física, e através de entendimentos com a Prefeitura haverá cessão de parte do edifício voltado para a [rua] General Piragibe para que funcione o Escritório Técnico do IPHAN", apontou Ramiro.

O superintendente do IPHAN no Ceará ainda disse que o Escritório Técnico do IPHAN em Icó será assumido por Márcio Carvalho, no lugar de Erick Mendes Rolim, que havia pedido exoneração do cargo em abril deste ano. 

"Será ocupado pelo novo servidor da casa, que é o Márcio, recém-chegado de outra Superintendência e que vai substituir o Erick na atividade de fiscalização e de orientação no sítio histórico de Icó", finalizou Ramiro Teles.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :