"Sopão da Fé": Projeto alimenta o corpo e a alma de icoenses carentes

"Fui dormir e acordei com isso na minha cabeça. Cheguei para a minhã mãe e falei: 'estou com o pensamento de ajudar ao próximo'. Eu sempre tive essa vontade de ajudar ao próximo, só que eu não era envolvido com as coisas da Igreja. Depois que me converti, Deus me deu uma luz e disse: 'Meu filho, é isso o que você vai fazer' e até hoje a gente está fazendo".

Esta foi a definição de Diogo Nogueira, idealizador do projeto "Sopão da Fé", sobre a ideia de iniciar uma ação social que envolvesse o alimento do corpo e da alma. As palavras fazem parte do vídeo sobre o projeto que dá esperança nas noites e madrugadas frias de Icó.

Criado este ano de 2014, o "Sopão da Fé" visa dar, sobretudo, esperança de dia melhores em bairros carentes da cidade e distritos do município de Icó. "Eu tenho uma grande equipe que me ajuda, principalmente a Assembleia de Deus Canaã, que está dando um apoio total, a população de Icó, principalmente, está dando um apoio total a mim", disse Diogo Nogueira.

Com mais de dez edições, milhares de litros de sopa distribuídos e a constante pregação da palavra de Deus, a ação social conta com o apoio da igreja evangélica Assembleia de Deus Canaã e conta com doações de alimentos e dinheiro para fabricação da sopa, que é distribuída a noite e pela madrugada para população carente e com vulnerabilidade no território icoense.

O crescimento do "Sopão da Fé" é visível com a adesão de pessoas de diversas religiões e o apoio de voluntários locais e de fora de Icó, que enviam recursos para o devido funcionamento da obra. 

Além disso, foram realizadas palestras sobre o projeto em locais como a Faculdade Vale do Salgado, a Escola Municipal Lourdes Costa e Escola Estadual de Ensino Profissionalizante [EEEP] Deputado José Walfrido Monteiro, todos em Icó.

Dentre os locais visitados em Icó, estão os distritos de Lima Campos e Icozinho e periferia da cidade de Icó. A equipe do Sopão realizou, ainda, a entrega de cestas básicas e a realização de um dia de serviços com atendimento médico, corte de cabelo e visita às residências.

"Muita gente pergunta se é um evento evangélico. Nada disso. É um evento social. Se você tem um bom coração, você abra o seu coração para você se doar para as pessoas. Como funciona? Como vocês já viram nas redes sociais, a gente passa a semana toda arrecadando alimentos [carne, verduras, macarrão] que servem para fazer a sopa", destaca Diogo Nogueira sobre o Sopão.

De acordo com Nogueira, "em seguida, um dia antes [do evento] a gente prepara os alimentos e no dia do evento, geralmente cai na sexta ou no sábado, e a gente faz com amor e com carinho, a gente não faz para se apresentar na mídia. A gente divulga na mídia porque tem o pessoal de fora, o pessoal de São Paulo, de Fortaleza que doa para a gente em dinheiro".

O idealizador do projeto ainda destaca que "a pessoa manda o dinheiro que a gente compra [o alimento]. É tudo anotado, tudo certinho, e o Sopão da Fé a gente sai nos bairros carentes da cidade, a gente tem um caminhão que leva seis, sete caldeirões, depende da doação, a gente leva para os bairros carentes. Em seguida a gente sai pela rodoviária, onde o pessoal que mora na rua a gene alimenta o pessoal e leva a palavra de Deus, que é o principal".

Ao finalizar suas palavras sobre o Sopão da Fé, Diogo faz uma reflexão. "Muitas vezes a sociedade que fez a gente desprezar eles, mas você não sabe, aquilo é uma doença muito forte. Agradeça a Deus por tudo o que você tem, porque muita gente fica debochando do que tem. Que você possa ajudar, sempre acompanhar a gente nas redes sociais".

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :