Professor da UFCG e UFCA destaca importância do curso de História da UFCA em Icó


"Icó tem muito a mostrar e ensinar ao sertão do Nordeste, ao Ceará, a Paraíba e ao Rio Grande do Norte".

Com estas palavras, o professor da Universidade Federal de Campina Grande [UFCG] e Universidade Federal do Cariri [UFCA] Marcelo Bezerra escreveu um artigo destacando o início do curso de História da UFCA em Icó, previsto para agosto próximo.

No texto, disponibilizado no site "Sousa Já", o docente afirma que "a Universidade Federal do Cariri deseja empreender e resgatar o acervo da Região, valorizando as estruturas arquitetônicas soerguidas nos séculos passados e a cultura nata de um povo bravo e guerreiro".

O professor destaca que a instalação do curso coaduna com a formação do trissecular município cearense. "A cidade de Icó foi selecionada para sediar a graduação em História, por suas determinantes e sua posição estratégica no interior do Ceará e por ser limítrofe com outros estados. Icó possui e reuni um Patrimônio Histórico do Cariri e do Alto Jaguaribe, mas em alguns casos subaproveitados pela sociedade e entes públicos".

Ele continua seus apontamentos e destaque que a atuação dos formados no curso em Icó. "Os bacharéis em História se dedicam a prestar assessoria histórica para filmes de época, minisséries, novelas e documentários. Também trabalham em cidades históricas, que atraem muitos turistas. O profissional é habilitado a trabalhar em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico". 

Ao finalizar, convida aos estudantes para fazer a sua formação na Ribeira dos Icós. "Venha fazer o curso de Bacharelado em história, em Icó-CE". Veja abaixo o texto completo.



"No Estado do Ceará, em breve, será iniciado um curso de bacharelado inovador. A Universidade Federal do Cariri, uma autarquia Federal recentemente criada, deseja empreender e resgatar o acervo da Região, valorizando as estruturas arquitetônicas soerguidas nos séculos passados e a cultura nata de um povo bravo e guerreiro.

A cidade de Icó foi selecionada para sediar a graduação em História, por suas determinantes e sua posição estratégica no interior do Ceará e por ser limítrofe com outros estados. Icó possui e reuni um Patrimônio Histórico do Cariri e do Alto Jaguaribe, mas em alguns casos subaproveitados pela sociedade e entes públicos. Icó tem muito a mostrar e ensinar ao sertão do Nordeste, ao Ceará, a Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

O ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura do Nordeste têm muito a ser consolidada e estruturada no caráter científico, agora não mais numa licenciatura e sim num bacharelado que unirá perspectivas para o futuro sem o distanciamento do tradicional.

Os bacharéis em História se dedicam a prestar assessoria histórica para filmes de época, minisséries, novelas e documentários. Também trabalham em cidades históricas, que atraem muitos turistas. O profissional é habilitado a trabalhar em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico. Tem crescido no Brasil a procura por historiadores para organizar arquivos pessoais ou empresariais, reconstruir a história de famílias e até mesmo de aconselhar em questões políticas, como a organização de campanhas eleitorais.

Venha fazer o curso de Bacharelado em história, em Icó-CE".

[Professor Marcelo Bezerra]
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :