Maria Cândido destaca abertura da loja da Aproarti e a divulgação da história de Icó através do artesanato

"A Aproarti reabriu a loja da Associação aqui no Canela Preta, com nova cara. A gente fez uma pequena reforma e acrescentamos alguns produtos novos".

Com estas palavras, a presidente da Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó [Aproarti], Maria Soares Cândido, destacou a reabertura da  loja "Criativa Artesanato", pertencente à Aproarti, em Icó. O evento aconteceu no último dia 5 de julho

"A Aproarti tem sete anos, sete anos que a gente trabalha, que a gente divulga o patrimônio histórico de nossa cidade. Divulgando o patrimônio histórico da cidade, contando a nossa história através do artesanato", apontou ela.

O espaço remodelado está localizado no Sobrado Canela Preta, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, no Largo do Théberge, Centro Histórico de Icó. Maria Cândido lembrou da parceria com o Centro de Artesanato do Ceará [Ceart] e Sebrae e os projetos da Brazil Foundation e da Caixa Cultural para ampliar a ação do artesanato icoense.

"Durante esses sete anos nós fizemos alguns projetos novos, com o apoio da Ceart e Sebrae. Há dois anos nós fomos contemplados com dois projetos: um da Brazil Foundation e um da Caixa Cultural. E os dois projetos foram feitos com um mesmo fim: equipar a loja, ministrar cursos, aumentar o grupo de bordado, comprar máquinas e equipamentos", disse.

Sobre a reforma do prédio da loja "Criativa Artesanato", ela disse que "pedimos uma reforma no projeto da Caixa Cultural, que é nosso parceiro, e nós fizemos uma transformação na planilha do projeto. Nós alteramos pedindo que a gente pudesse utilizar parte desse recurso para outros fins, já que para o primeiro projeto a gente tinha comprado máquinas e equipamentos".

COURO TRABALHADO - "A Caixa Cultural concordou com esta alteração e nós destinamos parte deste recurso para o projeto de Couro, um projeto belíssimo também divulgando o nosso patrimônio. A gente queria fazer alguma coisa voltada para o couro para fazer o resgate da nossa história, já que o Icó nasceu do Ciclo do Couro", detalhou ela.

"Nós solicitamos da Ceart o design, fizemos o nosso curso de couro, montamos nossa coleção e já está por aí. A gente está fornecendo essa coleção, já no período da Copa enviamos para a Ceart, aonde foram fornecidas quatro lojas, uma no Shopping Iguatemi, uma no Rio de Janeiro e uma em São Paulo", continuou.

A presidente da Aproarti ainda pontuou que "a gente está muito feliz com a reabertura da loja, agradecer em nome da associação as visitas, fomos muito bem visitados, vendemos bastante também. O trabalho da Aproarti é de gerar renda para o Município, é dar emprego para as pessoas que trabalham em casa e não pode sair.".

ARTESANATO NOS DISTRITOS - "Nós estamos agora muito felizes porque conseguimos já levar esse trabalho [artesanal] para os distritos. Nós já estamos com um grupo nas Três Bodegas, durante o curso da Brazil Foundation recebemos três pessoas das Três Bodegas, fizeram o curso de bordado, ficaram bordando e já ganharam dinheiro com isso, e já contratamos uma dessas três pessoas para ministrar um curso nas Três Bodegas. A gente já está vendo os frutos. Estamos com um grupo de nove mulheres bordando, fazendo o bordado rococó. A gente está ampliando os trabalhos e buscando artesãos, quanto mais, melhor", detalhou.

Maria Soares finalizou convidando a todos a visitarem o espaço. "A loja fica aberta durante o período da manhã, nós temos uma pessoa remunerada pelo município, Claudiana, ela fica durante todos os dias, de manhã, atendendo, vendendo e organizando a loja e dando suporte para a associação. E nos finais de semana, somos nós artesãos que abrimos aqui e recebemos o público e os turistas".
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :