Exposição "Bem do Brasil" do IPHAN em Icó é destaque na TV Diário

Retratar a diversidade do patrimônio cultural brasileiro em exemplares de todos os estados, representado em pinturas, gravuras e esculturas, além de filmes e fotografias.

Com este mote, aconteceu entre os dias 8 de maio e 27 de junho a exposição itinerante "Bem do Brasil", realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], em parceria com a  Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e a Paróquia Nossa Senhora da Expectação.


A TV Diário, através do Diário Regional, em matéria veiculada no dia 26 de junho, destacou a exposição que acontecia pela manhã e tarde no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro [CACPAMM], a antiga Casa de Câmara e Cadeia.

A reportagem, assinada pelo repórter Wandenberg Belém e cinegrafada por Fábio Alves destacou a relevância da exposição nacional sobre a temática que faz parte da História de Icó: a cultura imaterial.

"Nós temos procurado convidar, mobilizar as instituições ligadas à Educação, escolas do Fundamental e Médio e Universidade, aqueles que trabalham este tema e tem também procurado mobilizar a população e tem sido muito bem recebido", destacou o secretário municipal de Turismo e Cultura, Márcio Greyk.

"A gente tem imagens sacras, esculpidas em madeira e em argila e também objetos sacros, que se usam nas cerimônias religiosas e objetos que as pessoas produzem, os ex-votos, que demonstram a religiosidade, que é uma marca do Icó", pontuou o secretário.

A matéria ainda entrevistou os estudantes Marcos Adriano e Gabriela Araújo, que destacaram a ligação entre o histórico e a exposição que visitaram. "Para mim, é uma oportunidade que a gente aprende fora da sala de aula e que os alunos com certeza participam e interagem muito bem", destacou o professor Leonardo.

Já o historiador Altino Afonso reforçou que "o nosso patrimônio arquitetônico ele é diferente de outros patrimônios, como o de Ouro Preto e Diamantina, que foram criados com o Ciclo do Ouro e Diamante. O nosso [patrimônio] foi criado com o plantador de algodão, com o criador de gado. É um patrimônio simples e que precisa ser estudado. E é esse patrimônio que no temos que tem atraído muito intelectuais, historiadores, e é esse patrimônio que a população tem que preservar", reverberou ele.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :