Copen entrega Medalha Clodoaldo Pinto a icoense Dolores Mota

O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará [Copen] realizou solenidade, nesta sexta-feira [11], para entrega da Medalha Clodoaldo Pinto. 

Neste ano, foi homenageada a presidente do Conselho da Comunidade do município de Icó, Maria Dolores Pereira Mota. A solenidade ocorre às 8h, no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado [Sejus]. 

Após entrega da medalha, o defensor público e conselheiro do Copen Leandro Bessa ministrou a palestra “Conselhos da Comunidade, Controle e Participação Social na Execução Penal”.

A escolha da homenageada ocorreu no início deste ano em votação entre os membros do Copen. De acordo com a presidente do Copen, Karla Andréia Magalhães Timbó Pinheiro, a escolha de Dolores Mota foi também uma forma de destacar a importância dos conselhos da comunidade. 

“A Medalha Clodoaldo Pinto homenageia não apenas autoridades e a escolha da Dolores é uma forma de mostrar isso. Estamos homenageando uma pessoa da sociedade que é escolhida para participar do conselho e atuar nas questões penitenciárias”, aponta Karla Timbó.

Em 2012, a icoense também foi homenageada, desta vez com a entrega da comenda Adília de Alquerque de Morais [in memoriam] durante o II Festival da Cultura Icoense - Icozeiro, realizado anualmente pela Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ].

ICOENSE HOMENAGEADA - Dolores Mota é a primeira presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Icó, criado em 2008. Ao longo desses seis anos, o Conselho vem realizando visitas periódicas à Cadeia Pública de Icó, com os encaminhamentos posteriores necessários; promovendo assistência às famílias dos internos; intermediando a seleção de professores para ensinar os internos e buscando integrar Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Segundo a presidente, merecem ainda destaque as lutas pelo apoio do promotor de Justiça local no pleito junto à Secretaria da Saúde de oferecer assistência médica aos apenados, e pela aplicação de penas alternativas; além do apoio à gestão prisional na obtenção de itens de saúde, higiene pessoal e outros;

MEDALHA CLODOALDO PINTO - A medalha Clodoaldo Pinto foi criada em 2004 pelo Copen como forma de homenagear pessoas que tenham uma atuação de destaque no que se refere às questões penitenciárias. O nome da medalha homenageia o cearense Clodoaldo Pinto, considerado no universo do Direito uma das figuras jurídicas mais respeitáveis do País.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Clodoaldo Pinto foi promotor de Justiça, juiz e professor de Direito da mesma UFC onde estudou. Foi ainda presidente interino da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB]. Atuou também como jornalista e escritor, integrando a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará.

Ex-homenageados:
2004 – Fausto Barreira de Gustavo Braga
2009 – César Barros Leal
2010 – José Bento Laurindo de Araújo
2011 – Marcos César Cals de Oliveira
2012 – Marco Passerini


* Com informações da Sejus-CE [Foto: Marcos Mota]
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :