"Conscientizar": TV Diário destaca projeto de meio ambiente do CEJA Ana Vieira, em Icó

Alertar  a população icoense sobre a degradação e a poluição do Rio Salgado, resultado da ação humana e que tem trazido graves consequências ao Meio Ambiente.

Com este pensamento, professores e estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos [CEJA] Ana Vieira Pinheiro, em Icó, realizam o projeto "Conscientizar".

A TV Diário destacou, no programa Diário Regional da última segunda-feira [30], a ação do grupo escolar estadual, que apresenta ao Icó o lixo encontrado no Rio Salgado através de  mostras itinerantes realizadas em espaços públicos e privados.

O Centro Vocacional Tecnológico [CVT] de Icó é parceiro deste projeto. "Esse projeto tem essa pertinência porque chama a sociedade para um problema que ela mesmo está gerando. Agora por falta de conhecimento, no que diz respeito a educação, porque tudo gira em torno da educação, nós estamos enfrentando esse problema. Uma coisa que é gritante: O Rio Salgado está morrendo", destacou o  coordenador do CVT de Icó, professor Anselmo Santos.

A matéria, assinada pelo repórter Wandenberg Belém, foi realizada durante exposição realizada nas proximidades da Coluna da Hora, no Centro Comercial de Icó. A exposição destaca a coleta realizada de lixo presente no Rio Salgado e fotos da ação ambiental realizada. 

"A gente tirou só 5%, mas tem muito [lixo] lá, muito mesmo. A gente está querendo conscientizar a população do tanto de coisa que tem lá, o lixo, essas coisas. Que precisam ser retirado participante do projeto", destacou a participante do projeto.

A exposição apresentou alguns dos objeto coletados durante trilha realizada em um trecho do Rio Salgado. Foram encontrados chinelos, garrafas de refrigerante, garrafas plásticas, vidros. "Eu sempre via falar que o Rio estava sendo limpo, que o Rio estava sendo zelado, mas jamais imaginava que vivia em uma situação dessa", ressaltou o aposentado José Airton.

A estudante do CEJA, Francisca Mônica que criou a logomarca do projeto, apontou que a ação ambiental é necessária e "a gente tem que contribuir com a população, conscientizar, levar informações a quem não tem", disse.

A reportagem foi finalizada com o diretor do CEJA Ana Vieira Pinheiro, Francisco Rener, que destacou que "esse projeto foi abraçado com muito intuito, com muita satisfação, tanto pela comunidade icoense. Resolve simplesmente esse projeto? Não, mas é o início de um processo de conscientização, pontuou.

PARTICIPE! - O Projeto "Conscientizar" possui uma página no Facebook para quem deseja conhecer mais o trabalho e ver as ações já realizadas. A exposição "Rio de Lixo" já foi mostrada no Largo do Théberge e no supermercado Super Queiroz. São parceiros do projeto o CVT de Icó, a Cogerh, supermercado Super Queiroz e Comitê das Bacias Hidrográfica do Salgado [CBHS].

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :