Diretoria de Infraestrutura da UFCA afirma que projeto do campus Icó está em elaboração

A Diretoria de Infraestrtura da Universidade Federal do Cariri [UFCA] está concluindo estudos para a expansão dos campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha em 2015.

Além dos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, foram projetados dois novos campi: Icó e Brejo Santo. “Os projetos já estão sendo elaborados”, diz o engenheiro da UFCA, David Andiola Colares.

Segundo a UFCA, de 2006 até hoje, foram edificados dez mil metros quadrados de área coberta em um terreno de 16 hectares. “A instituição está pleiteando com o governo do Estado a doação de um terreno de 20 hectares para a expansão do campus de Juazeiro do Norte”, informa a diretora de Infraestrutura, professora Larissa Maria Falcão.

De acordo com a entidade, nas quatros primeiras etapas [cada uma com dois blocos, sendo um bloco com dois pavimentos], foram gastos dez milhões de reais. Na quinta etapa, serão aplicados quatro milhões e meio de reais. Quando pronto, um bloco de cinco andares abrigará a biblioteca, restaurante universitário, salas de aula e setores administrativos da instituição.

A obra foi planejada e estruturada, inicialmente, para sediar o campus avançado da Universidade Federal do Ceará - UFC. Com a criação da UFCA, o projeto ganhou novos contornos. 

Além de Juazeiro, foram também ampliados os campi de Barbalha e Crato. Na Facudade de Medicina, em Barbalha, foram construídos um Biotério, um Laboratório de Histopatologia e o Centro Acadêmico. Está em andamento a obra do refeitório e da escada com plataforma para deficiente. Já em Crato, desde 2010, foram edificados seis blocos para administração, salas de aula, gabinete de professores, restaurante e oficina. Encontram-se em licitação as obras de execução do estacionamento, urbanização e guarita.

A construção do campus de Juazeiro começou em 2006, quando foi edificada a primeira etapa com a construção dos laboratórios [Química, Física, Engenharia de Materiais e Construção Civil] e salas de aula em dois blocos. A edificação ficou pronta em 2008. Já a segunda etapa, também com dois blocos, erguida em 2009, abrigou salas de aula e biblioteca.

A terceira etapa, entregue em 2010, contém laboratórios, auditório e salas de aula. Na quarta etapa, concluída em 2012, foram edificadas salas de aula para os cursos de Design de Produtos, Jornalismo, Engenharia de Materiais, além de laboratórios e um auditório.

Em 2006, no campus de Juazeiro do Norte, funcionavam os cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Filosofia com apena 127 alunos. Em 2013, com a expansão e a criação de novos cursos, o número de alunos matriculados saltou para 1.763, conforme dados da Pró-Reitoria de Ensino - PROEN. Em Crato, no curso de Agronomia, foram matriculados, em 2013, 222 alunos e, na Faculdade de Medicina, em Barbalha, 359.

Todas as etapas foram planejadas pelos professores e engenheiro da Universidade Federal do Cariri com a contribuição da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, hoje inserida na Superintendência de Infraestutura, UFC-INFRA. 

As professoras do curso de Engenharia Civil da UFCA, Celme Torres e Larissa Maria Falcão e o engenheiro David Andriola Colares foram responsáveis pelas obras. O projeto arquitetônico é do arquiteto José Neudson Braga, professor da Universidade Federal do Ceará.

A diretora de Infraestrutura, Larissa Maria Falcão, reunirá a comunidade acadêmica para debater o novo plano diretor de crescimento da Universidade Federal do Cariri.


* Com informações da UFCA Notícias
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :