Diário destaca omissão do IPHAN pelo Teatro da Ribeira dos Icós no Guia do Patrimônio Cultural para a Copa

"Guia do Iphan subestima patrimônio cearense". Com esta manchete do "Caderno 3" da última segunda-feira [16], o jornal Diário do Nordeste apontou omissões de "importantes monumentos e manifestações locais" do Ceará no Guia do Patrimônio Cultural para a Copa.

publicação online, lançada pelo IPHAN, destaca monumentos e manifestações tradicionais nas cidades e respectivos estados que vão sediar os jogos do campeonato mundial de futebol.

Conforme a matéria, dentre os patrimônios esquecidos pelo material informativo está o Teatro da Ribeira dos Icós, construído em 1860 e que é o mais antigo teatro do Ceará.

De acordo com o IPHAN, o guia apresenta diversas fotografias e uma pequena descrição a história de cada uma das cidades-sede, seus monumentos e os destaques do Patrimônio Cultural Imaterial das localidades. 

Ainda conforme o IPHAN, em um país com tamanha riqueza e pluralidade como o Brasil, o Guia se torna ferramenta fundamental para aproveitar cada pedacinho da história e conhecer bem os segredos e tesouros da nação verde e amarela.

Na matéria do Diário do Nordeste, na parte "Destaques do Interior", o texto cita que "no entanto, monumentos importantes como o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo teatro do Ceará, inaugurado em 1860, não recebe nenhuma menção pelo guia". Veja abaixo a parte do guia que cita o Icó.



* Fotos: Diário do Nordeste e Divulgação IPHAN
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :