276 anos: Câmara Municipal de Icó inicia debate para corrigir data de emancipação política do Município

276 anos de emancipação política para o Icó. Esta é a luta encabeçada pelo historiador Altino Afonso Medeiros e que ganhou a força da Câmara Municipal de Icó, através do presidente, vereador Gilberto Barboza.

Durante a visita realizada à Câmara Municipal de tauá, na última sexta-feira [16], para conhecer o funcionamento da Casa, ambos visitaram o Memorial do Poder Legislativo e trocaram informações com a presidente, a vereadora Maria de Fátima Veloso Soares, sobre emancipação.

A parlamentar explicou e forneceu documentos do Município de Tauá, município que em 2008 reviu sua data de emancipação política de 1927 para 1802, passando a ter, em 2014, 210 anos de existência. A alteração aconteceu por considerar a elevação de povoado à Vila. Antes se considerava a elevação à condição de cidade.

"O Icó, agora no dia 4 de maio, completou 276 anos de emancipação política. A vila de Icó foi criada por Órdem Régia no dia 17 de outubro de 1735. Mas a Vila só foi instalada no dia 4 de maio de 1738. É a partir daí, que é a data certa de emancipação política de Icó", defendeu Afonso.

O presidente da Câmara Municipal de Icó antecipou a ideia de criação de uma comissão que irá fazer os estudos necessários para que seja revista a data de emancipação política de Icó, de 25 de outubro de 1842 para 4 de maio de 1738, passando dos atuais 172 anos para 276 anos.

"Não tinha o conhecimento de onde começar, se pela Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa, mas de acordo com a Dra. Fátima [Presidenta da Câmara Municipal de Tauá], ela disse que é do Poder Legislativo municipal. Nós iremos formar uma comissão, onde, claro, irá fazer parte o historiador Altino Afonso, formar uma comissão eclética com o Executivo, Legislativo, associações,  representantes, que tenham o conhecimento do nosso Icó para mostrar a idade certa do nosso município. Defender essa data festiva para que nós possamos corrigir este erro secular que vem permanecendo até hoje", ressaltou o parlamentar.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :