UVC reúne vereadores do Sertão Central no I Ciclo de debates em Canindé

A União dos Vereadores e Câmaras do Ceará [UVC], presidida pelo vereador Audic Mota, realizou na última quarta-feira [26], o I Ciclo de Debates da UVC.

O encontro que aconteceu na cidade de Canindé , no Hotel Jardineira Park, reuniu aproximadamente 300 pessoas, dentre os participantes estavam vereadores, prefeitos, ex-deputados, lideranças municipais e imprensa.

O evento contou com as palestras do vice-governador Domingos Filho, da Diretora de Ensino da Universidade do Parlamento Cearense [Unipace], professora Lindomar Soares e o representante da Universidade de Lisboa, Professor Alexandre Fermanian.

Para recepcionar os presentes, o presidente da entidade Audic Mota falou da satisfação por conseguir reunir o número expressivo de lideranças, fez uma breve prestação de contas, pontuando as ações que foram e estão sendo desenvolvidas pela entidade e agradeceu a presença de todos “por mais que seja uma classe criticada, por mais que o povo tenha raiva em muitos momentos porque não conseguimos atender a todas as demandas que nos são solicitadas, quando há um problema de ordem política e social, quem são os primeiros a serem procurados são os vereadores, parabéns por estarem aqui” pontuou.

Convidado para falar sobre o papel do vereador na sociedade, o Vice-Governador Domingos Filho conversou com os presentes sobre a importância das atividades que são desenvolvidas nas cidades pelo poder legislativo, ressaltou que “historicamente o vereador sempre foi e é a representação mais legítima do povo”, citou modelos de projetos que deram certo, como a implantação do PROCON nas Câmaras municipais, a Escolegis, a digitalização e disponibilização aos cidadãos das leis de seu município, projetos implantados em Tauá pelo presidente da UVC, quando vereador da cidade.

O vice-governador também fez questão de falar a respeito da importância  do Projeto ALCANCE/ENEM, que a UVC está disponibilizando para as Câmaras em parceria com a Universidade do Parlamento-UNIPACE ,  “que proporcionará que um número um número excepcional de jovens que não tem condições de ter acesso a  um cursinho gratuitamente possa ter essa oportunidade” enfatizou o vice-governador ,que também fez questão de  incentivar os vereadores a implantarem projetos como esses em seus municípios.

A professora e Diretora de Ensino da Universidade do Parlamento-UNIPACE, Lindomar Soares, apresentou as atividades da Universidade e ressaltou a necessidade de qualificação do servidor legislativo, por meio da educação e dos projetos que podem ser desenvolvidos pelos vereadores, no sentido de estimular a educação em seus municípios. Também falou sobre a qualificação e educação, o professor Alexandre Fermanian, representante da Universidade de Lisboa, que na ocasião apresentou a parceria que a Universidade firmou com a UVC, e anunciou o lançamento de um curso de extensão a ser ofertado pelas duas entidades aos vereadores.

No momento dedicado as mulheres , as vereadoras : Tia Rita de Maracanaú e Angela Maria de Limoeiro do Norte,  apresentaram ao público a nova composição da UVC Mulher, um núcleo que a entidade dispõe para que as mulheres vereadoras possam trocar experiências à respeito de suas atividades legislativas e idealizar ações em favor da promoção e melhor inserção da mulher dentro da política.

Para a vereadora Sadi Lutfi da cidade de Caridade, o evento cumpriu realmente seu propósito que era reunir os vereadores de toda a região, que estão realmente comprometidos com a sociedade e desejam fazer de seus mandatos mais qualificados e mais dinâmicos, “a diretoria da UVC está de parabéns, o evento realmente foi um sucesso, daqui sairemos bem mais estimulados a cumprir bem melhor nosso papel que é representar o povo”, finalizou a vereadora.

Compuseram a mesa debatedora: o Vereador e Presidente da UVC Audic Mota, o Vice-Governador do Estado do Ceará Domingos Filho, o Prefeito de Canindé Celso Crisóstomo, o Presidente da Câmara Pedro Mirialdo, a Vereadora e Presidente da Câmara de Boa Viagem Maria Alzira, a Vereadora Karlinda Coelho representando a UVC Mulher, a Diretora de Ensino da UNIPACE Lindomar Soares, o Professor e representante da Universidade de Lisboa Alexandre Fermanian e o Coordenador de Projetos da Vice- Governadoria  e ex-deputado estadual Francisco Caminha.

Estiveram presentes no evento vereadores e representantes das cidades de Canindé, Boa Viagem, Limoeiro do Norte, Itatira, Paramoti , Maracanaú, Caridade, Assaré, Senador Catunda, Quixeramobim, Quixadá, Itapajé, Baturité,Itarema, Novo Oriente, Ocara, Itapipoca, Aratuba, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Mauriti, Pacujá, Uruburetama, Paramoti, Banabuiú, Ibaretama, Choró, Palhano, Monsenhor Tabosa, Tauá, Tejuçuoca, Groaíras, Marco, Mulungu  e Camocim.


* Com informações da Ascom UVC 
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :