Suely Chacon garante que "vale a pena" a UFCA estar em Icó

Nos momentos finais da fala da reitora da Universidade Federal do Cariri [UFCA], Suely Chacon, durante a cerimônia de instalação do escritório de implantação da entidade em Icó, ela destacou o que Icó ganhará com a instituição.

"A universidade quando ela vem, ela vem com cursos de graduação, ela vem com cursos de pós-graduação, ela vem com pesquisa, extensão, inovação, ela vem com a cultura", afirmou.

Chacon disse que "a nossa universidade vem com uma Pró-Reitoria de cultura para garantir que sse aspecto da formação humana não seja esquecido nos nossos alunos. A universidade que nasce hoje aqui é uma universidade que tem o compromisso fundamental em resgatar esse território e para transformar esse território em referência para  todos que busquem conhecimento e entender melhor essa região".

A reitora da UFCA ainda ponderou sobre o desenvolvimento regional buscado com a instalação da Universidade Federal do Cariri em Icó, que ultrapassa a ideia econômica. "A ideia do desenvolvimento regional é um compromisso que a gente tem. A universidade quer, com a sua presença, garantir esse real desenvolvimento e um desenvolvimento que seja de fato sustentável, que cuide do meio ambiente, da sociedade, da cultura, da economia, da política, das instituições, que não seja só no aspecto do crescimento econômico, mas que seja um destaque de todas as dimensões que levam ao desenvolvimento", pontuou.

Ao antever o futuro da instituição de ensino superior em Icó, a professora disse que, "com certeza, quando a gente estiver daqui a quatro anos, formando a primeira turma, nós vamos ter a alegria de ver vários jovens daqui com uma nova perspectiva de vida. E Todos os cursos que virão e os outros jovens que entrarão nessa universidade vão com certeza transformar esse município".

Antes de finalizar as palavras, Suely Chacon revelou que foi sugerido a desistência da UFCA do campus de Icó, fato que ela não concordou e que era preciso estar em Icó. "Eu vou fechar lembrando alguns momentos bem difíceis que vale a pena, neste momento lembrar, para que a gente valorize mais ainda o que está acontecendo hoje. Em muitos momentos, foi sugerido que a universidade desistisse do campus de Icó, porque possivelmente aqui a gente não atrairia professores, porque seria  muito difícil manter a universidade aqui e que seira melhor a universidade em um município com mais recursos".

A reitora da Universidade continuou o raciocínio ao dizer que, "naquele primeiro momento eu fui muito enfática e continuo sendo. Se o município de Icó se apresenta dessa maneira, como o prefeito já disse, com tantos desafios, para nós eu acho que é onde a universidade tem que estar. Porque se a universidade federal não estivesse como instituição um local como esse não se faz sentido a gente estar em lugar nenhum. A universidade tem que vir para melhorar".

Sob efusivos aplausos de um público que lotava o Teatro da Ribeira dos Icós, Chacon garantiu que "para nós, é um compromisso que nós construímos com vocês, acima de tudo, com o povo de Icó, de estar aqui presente, e não deixar, nunca mais, ninguém dizer que não vale a pena a gente estar no Icó, porque vale a pena sim, com certeza. A partir de agora vocês vão nos ver muito por aqui, podem ter certeza, e com certeza essa cidade não vai ser a mesma depois da Universidade Federal do Cariri", concluiu.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :