Simulado de urnas eletrônicas foi realizado com sucesso pelo TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] participou, no último dia 9 de abril, do primeiro teste integrado de urnas eletrônicas, um simulado nacional planejado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral [TSE]. 

O simulado foi realizado com sucesso pelo TRE do Ceará, já que o teste envolveu 100 urnas eletrônicas e apenas uma foi substituída durante a votação.

O objetivo do teste foi o de submeter uma amostra do parque de urnas eletrônicas do TRE-CE, sendo abrangidos os diversos modelos hoje em uso - 2004, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2013 - na proporção a ser utilizada nas eleições oficiais deste ano, numa simulação de eleição real, das 8 às 17 horas.

Das 100 urnas utilizadas, 87 seções eleitorais foram do município de Paraipaba, sete seções com cadastramento biométrico do município de Eusébio e, ainda, seis urnas para recebimento de justificativa eleitoral. Além da urna substituída, houve poucas ocorrências, no início da votação, mas prontamente corrigidas pelos técnicos do TRE-CE e comunicadas ao TSE.

O primeiro teste de urnas ocorreu, em parte, na sede do TRE-CE e, também, nas dependências do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas Eletrônicas [CAMU] de Fortaleza, localizado no bairro de Antônio Bezerra. Nas 87 seções eleitorais de Paraipaba foram registrados 10.919 votos. 

Nas sete seções com cadastramento biométrico do município de Eusébio, 513 votos, e nas seis seções de justificativa, 1540 foram registradas. Participaram do simulado 35 pessoas, entre servidores, estagiários e terceirizados da Justiça Eleitoral do Ceará.

Seguindo planejamento nacional estabelecido pelo TSE, o próximo simulado de urnas eletrônicas será realizado entre os meses de julho e agosto deste ano, pouco antes das eleições de outubro.


* Com informações do TRE-CE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :