Sessão solene na Assembleia presta homenagem à Copa do Nordeste de Futebol

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, no último dia 9, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem à Copa do Nordeste de Futebol. 

A cerimônia foi conduzida pelo deputado Tin Gomes [PHS], vice-presidente da Casa, e contou com a presença do secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, representando o governador Cid Gomes.

De acordo com o deputado Gony Arruda [PSD], propositor do evento, a Copa do Nordeste de Futebol é considerada um dos campeonatos regionais mais importantes do País.

O parlamentar disse que a competição valoriza os campeonatos estaduais, pois os campeões de cada estado podem participar da competição. “Os vencedores da Copa do Nordeste de Futebol têm vaga garantida na Copa Sul-Americana de Futebol”, destacou. Gony Arruda ressaltou também o aumento de público nos estádios e, consequentemente, o grande sucesso da competição.

Conhecido como Nordestão, o torneio foi disputado continuamente entre 1997 e 2003, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol [CBF]. Retornou ao calendário do futebol brasileiro em 2010. Das 11 edições realizadas, houve cinco clubes campeões. O Vitória é o maior vencedor, com cinco títulos, seguido por Bahia e Sport Recife, com duas conquistas cada.

A taça da competição ficou exposta no centro do Plenário 13 de Maio durante toda a sessão. O título deste ano será disputado hoje por Ceará e Sport Recife, na Arena Castelão, com previsão de início para as 22h.

Durante a solenidade, foram homenageados o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto; o presidente da Liga dos Clubes do Nordeste, Alexi Portela; os times do Ceará, Fortaleza e Guarany de Sobral, além de empresas como Sportplus Marketing Esportivo, Rede Globo de Televisão, Klefer Marketing Esportivo, Esporte Interativo, De Ponta e a Federação Cearense de Futebol.

O deputado Osmar Baquit [PSD] parabenizou Gony Arruda pela iniciativa e propôs que fosse feito, na AL, um fórum para discutir o Campeonato Cearense de Futebol.  O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, considerou a homenagem mais do que justa.

Ferruccio Feitosa citou o governador Cid Gomes como o que mais fez pelo futebol cearense e lembrou que o Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. O editor de esporte da TV Verdes Mares, jornalista Paulo César Norões, falou em nome da Rede Globo. Segundo ele, os torcedores cearenses passaram a valorizar mais os seus times, graças à visibilidade dada pelas transmissões de TV.

Na mesa, também estavam o Coronel Fernando Mota, representando o comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Carlos César Araújo Lima; o vice-presidente da CBF, Marcos Ferreira, e o presidente do Esporte Interativo, Edgar Diniz.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :