Semace apreende 285 aves silvestres nativas em cativeiro

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente [Semace], por meio da Diretoria de Fiscalização [Difis], apreendeu na última semana de março 285 aves silvestre nativas em uma residência no município de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

A ação foi ocasionada após a Autarquia receber denúncia do funcionamento irregular de um cativeiro.Essa foi a maior apreensão de animais já feita pela Semace.

Ao constatar a veracidade da denúncia e a situação de flagrante do cativeiro irregular, a equipe do Setor de Defesa da Fauna da Difis solicitou o apoio da Polícia Militar para adentrar à residência onde estavam os animais. Na ocasião, o responsável pela infração, de iniciais O.S.P., não se encontrava no local.

Agora, a Semace permanece com as investigações para encontrar o infrator e seus dados e, consequentemente, lavrar o auto de infração para que ele responda pelo crime ambiental e receba sua multa. Nesse caso, o acusado poderá cumprir pena de detenção de seis meses a um ano, podendo ser aumentada de metade se o crime for praticado contra espécimes raras. A multa será de R$ 201.000, sendo cinco mil reais por espécime em extinção [13] e R$ 500 por ave.

Os 285 animais foram apreendidos e, com auxílio na logística de transporte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [Ibama], foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres [Cetas] do Ibama, localizado em Fortaleza. Entre as aves encontradas estavam as espécimes bigodeiro, papa capim, golinha, canário pirrita, azulão, abre fecha, casaca de couro, galo de campina, periquito de sertão e papacu, sendo essas duas últimas ameaçadas de extinção.

DISQUE NATUREZA - Qualquer denúncia de infração ambiental pode ser feita à Semace através do seu Disque Natureza, que funciona nos números 0800-275-2233 ou [85] 3101-5512. O serviço está disponível para a sociedade de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. É importante que o denunciante informe o fato com o maior número de detalhes, para auxiliar ao máximo o trabalho da fiscalização.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Semace
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :