Reitora da UFCA destaca intenção de implantar em Icó o Instituto de Estudos do Semiárido

Durante a cerimônia de instalação do escritório de implantação da Universidade Federal do Cariri [UFCA], no último dia 10, a reitora Suely Salgueiro Chacon destacou a importância da entidade oficializar a presença em Icó.

"Um dia de alegria. Um dia importante para a UFCA. Nós fizemos questão que todos [gestores e professores] que pudessem estar aqui hoje viessem conosco para que a Universidade chegue e mostre a sua cara", disse.

A professora afirmou que o dia tornava-se histórico e que a Universidade colocou, de fato, os "pés" em Icó. "Este dia é um dia memorável, porque é o primeiro momento efetivo da expansão, com a inauguração desse escritório administrativo da Universidade Federal do Cariri  em Icó, nós botamos o pé definitiva mene em Icó. Este é um momento de alegria, um momento de agradecimento", pontuou.

Na ocasião, a reitora da informou a intenção da Universidade Federal do Cariri de implantar o Instituto de Estudos do Semiárido. "Para nós, o Icó é o nosso grande pé no sertão. Por isso que a gente quer implantar o Instituto de Estudos do Semiárido, porque a gente quer trazer cursos, pesquisas, extensão, inovação, cultura, que busque descobrir a melhor maneira de a nossa gente conviver com a nossa região, que é o semiárido", destacou.

Suely Chacon ainda detalhou em transformar o Icó em um território da convivência com o semiárido e a revitalização do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos [PILC] e da revitalização da História icoense. "Essa é a grande vocação da UFCA aqui em Icó, é isso o que nos queremos: trazer cientistas que aqui vão trabalhar com o impacto da questão climática, com a agricultura familiar, revitalizar a história desse lugar. Porque quando a gente fala em convivência com o semiárido, a gente não fala simplesmente a parte da agricultura, que é fundamental revitalizar esse perímetro irrigado do DNOCS, buscar novas culturas que possam realmente mostrar como há riqueza no sertão, como vale a pena investir nesse território, e também revitalizar a história desse lugar".

A reitora da UFCA ainda citou do primeiro curso a ser implantado em Icó, o " curso de História, com ênfase no Patrimônio Histórico Cultural e Socioambiental daqui, do Icó e do seu entorno, no semiárido" e que "essa nossa decisão, ela inicia esse processo de tornar o Icó um centro de referência nas tecnologias e no estudo da convivência com o semiárido.  É isso o que nós queremos para o Icó: Trazer cientistas para cá que façam pesquisas, trazer cursos que façam extensão e que busquem valorizar essa região e esse território".

Chacon ainda disse que as mudanças passarão pela mão da juventude, e que "mais que tudo, a gente quer que aqui os jovens sejam valorizados, que eles tenham vontade de ficar aqui para formar a sociedade e mudar a atitude diante do que está acontecendo, de tomar as rédeas do processo de desenvolvimento, não apenas econômico, garantindo qualidade de vida para a população".
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :