Professor Teodoro ressalta a importância de Padre Cícero

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da última quinta-feira [27], o deputado Professor Teodoro [PSD] ressaltou a importância de Padre Cícero Romão Batista, que morreu há 80 anos.

“O devoto quando vai a Juazeiro faz uma viagem completa. Vai para rezar e se divertir. Vai em busca da fé”, disse.

Neste mês acontece a celebração dos 170 anos de nascimento de Padre Cícero. Ele é considerado por muitos um santo, visionário, profeta, conselheiro ou, no mínimo, um homem extraordinário. "Ele é o patriarca do Cariri e, como reitor na região, tive a oportunidade de conduzir dois seminários. Um sobre o fenômeno com a beata Maria de Araújo e outro abordando as romarias", destacou Professor Teodoro.

O deputado citou fatos marcantes na história do religioso, principalmente o suposto milagre em 1889, durante uma comunhão. A hóstia consagrada por ele teria sangrado na boca da beata Maria de Araújo. O povo considerou o fato um milagre. 

Padre Cícero chegou a ser acusado por membros da Igreja de manipular a fé das pessoas e foi punido pelo Vaticano, com a suspensão da ordem, em 1894. “Hoje o Padre Cícero é visitado o ano inteiro e, cada vez mais. Significa que a igreja católica assume o Padre Cícero como santo, só que para chegar aos altares requer um processo burocrático”, frisou. 

Cícero Romão Batista nasceu no dia 24 de março de 1844, na cidade do Crato. Morreu 90 anos depois, no dia 20 de julho de 1934. Em março de 1865, ingressou no seminário de Fortaleza, para seguir a carreira eclesiástica, onde foi ordenado em novembro de 1870. Em abril de 1872, com 28 anos de idade, Padre Cícero passou a residir em Juazeiro do Norte, onde foi vigário e também prefeito. “Se você analisar todo o comportamento do Padre Cícero, vai perceber que ele defendia a igreja e a aproximação com o povo, mas tinham ainda as implicações políticas e ele foi mal compreendido”, assinalou.

Em aparte, o deputado Ely Aguiar [PSDC] reverenciou Padre Cícero, figura regional que o parlamentar considera o santo protetor do Nordeste. “É o grande nome do Nordeste do século XX. O milagre dele está na fé que fez uma pequena vila se transformar em Juazeiro do Norte, grande cidade geradora de empregos”, pontuou.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :