Prefeita de Fortim se compromete a criar Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas

A prefeita do município de Fortim, Adriana Pinheiro Barbosa, comprometeu-se, no último dia 24, a encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal com o objetivo de criar o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas.

Ela informou já existir naquela cidade o Conselho Municipal Antidrogas. O anúncio foi feito durante o encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, no auditório do Fórum de Fortim. O Comitê é presidido pela vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, e tem como secretária-executiva a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Pôrto.

 Além da vice-procuradora-geral de Justiça e presidente do Comitê, Eliani Alves Nobre, e da promotora de Justiça e secretária-executiva do Comitê, Isabel Pôrto, também compuseram a mesa diretora dos trabalhos a prefeita Adriana Pinheiro Barbosa; a promotora de Justiça de Fortim, Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves; o juiz de Direito da comarca de Fortim, Tony Aluísio Viana Nogueira; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Christian Chianca Pereira da Silva.

O encontro é voltado para a sociedade civil em geral e também para membros do MP, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, além de agentes da segurança pública e de profissionais das mais diversas áreas [saúde, educação, assistência social, etc]. 

Após a abertura, a secretária-executiva do Comitê, Isabel Pôrto, teceu suas reflexões em relação ao eixo “Prevenção e Tratamento”. Em seguida, a terapeuta ocupacional e gestora da Dependência Química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Sandra Maria Coelho Ribeiro, ministrou o Painel: “Drogadição e Saúde Mental”.

 A vice-procuradora-geral de Justiça e presidente do Comitê, Eliani Alves Nobre, também fez suas considerações sobre a importância do Comitê para com a sociedade. Depois, a capitã-farmacêutica da 10ª Região Militar, Luciana Karla Araújo de Azevedo Gregório, apresentou o painel: “A Reinserção Social e o Papel da Segurança Pública no Enfrentamento às Drogas”.

 Os painéis e os grupos de trabalho vão discutir, no turna da tarde, a questão das drogas sob os aspectos da reinserção social, da segurança pública, da prevenção e do tratamento, que são os eixos basilares da atuação do Comitê. 

Como de praxe, o encontro será encerrado com a realização de uma plenária que vai elaborar as conclusões e formalizar as boas práticas e os fluxos de atendimento a serem adotados no âmbito do enfrentamento às drogas. O evento tem o apoio da Escola Superior do Ministério Público [ESMP] e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais [CNPG].

 
* Com informações da Ascom do MPCE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :