Potencial hidrelétrico do Brasil deve acabar em dez anos, apontam especialistas

O potencial hidrelétrico do Brasil deverá se esgotar entre os anos 2025 e 2030. A fim de se garantir a energia nos próximos dez anos e alcançar o potencial máximo previsto para a geração de fonte hídrica será preciso explorar as últimas fronteiras das grandes usinas no país e diversificar as matrizes energéticas. 

Foi o que apontaram especialistas durante 1º Fórum Nacional de Infraestrutura, realizado nesta quinta-feira, dia 27 de março, no Senado.

Para os participantes, a prioridade é a geração de energia hidrelétrica, como a estimada para as usinas de Belo Monte e o Complexo de Tapajós. Além disso, foram destacadas as vantagens dos múltiplos usos da hidrovia para a navegação, a prevenção de cheias com o controle da vazão e os benefícios de infraestrutura para as comunidades do entorno.

FONTES ALTERNATIVAS - Os especialistas destacaram que sempre que o nível dos reservatórios atinge estado crítico ocorre o acionamento das usinas térmicas, a gás, com energia mais cara e poluente. Nesse sentido, foram apresentadas outras fontes de energia, como, por exemplo, a cana-de-açúcar e seus derivados, etanol e bagaço, como a segunda fonte da nossa matriz energética, mais limpa e econômica.

Além disso, os ventos favoráveis de janeiro a dezembro e muita luz solar também foram lembrados. Essas fontes energéticas se complementam, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica. No Brasil 70% da energia é hidrelétrica; 10%, de biomassa; 3%, eólica; e mais a energia solar, que começa a ser implantada.

Os debatedores ainda mencionaram outras fontes de energia. Entre elas, a nuclear, com novos reatores; o carvão; e até o lixo, com a queima direta dos resíduos ou a queima do biogás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica.

Todas as sugestões estão sendo organizadas com os principais encaminhamentos ao Poder Executivo ou as propostas que podem se transformar em projetos legislativos.


* Com informações da Agência CNM e da Agência Senado
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :