Municípios podem solicitar aparelho que antecipa a ocorrência de desastres naturais

Um aparelho que mede o volume de chuvas e o nível dos rios pode ajudar a evitar desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e inundações. 

O pluviômetro pode minimizar prejuízos e danos causados às populações que vivem em áreas de risco. Para receber um aparelho, os Municípios podem se cadastrar via internet e fazer o pedido ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais [Cemaden].

Existem mais de mil pluviômetros em funcionamento no Brasil, em vários pontos do país. Há dois tipos, o automático e o semiautomático. O primeiro envia as informações de medidas via celular. O segundo é operado pelos próprios moradores das comunidades de áreas de risco. É a chamada cultura de percepção de risco.

O semiautomático incentiva a participação dos moradores nas ações de Defesa Civil. Quem opera o pluviômetro aciona a Defesa Civil local apenas se o volume de chuva na últimas quatro horas ficar acima de 30 milímetros ou passar de 60 mm nas 24 horas anteriores. Assim, é possível antecipar-se a um desastre climático natural.

::: Pedir um pluviômetro


* Com informações da Agência CNM
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :