Memória Oral colhe novos depoimentos sobre ditadura militar na Assembleia

Na última quinta-feira [27], a Assembleia Legislativa deu prosseguimento ao projeto “Memória Oral por Verdade e Justiça”. 

É o segundo encontro de depoimentos de ex-presos políticos do período da ditadura militar no Ceará. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará [Inesp] e a Associação Anistia 64/68.

O presidente do Inesp, Ilário Marques, explicou que o projeto prevê três meses de atividades e busca constituir um banco de som e de imagens, com relatos e depoimentos do período, criando um acervo para ser utilizado por pesquisadores ou qualquer interessado, “no uso adequado dessa memória”.

Primeiro a relatar sua história, o ex-deputado estadual Amadeus Arrais foi eleito em 13 de março de 1963 e teve o mandato cassado em 9 de abril de 1964. O mesmo ocorreu com os então deputados Blanchard Girão, Anibal Bonavides, Ivan Barroso de Oliveira, Pontes Neto e Fiuza Gomes.

Amadeus lembrou que eles foram apresentados à 10ª Região Militar e encaminhados para o 23º BC. “Lá ficamos incomunicáveis por 30 dias e presos por nove meses e vinte e um dias. Não fui torturado fisicamente, mas passei por terrível tortura mental e psicológica”, recordou. Ele acredita que sua cassação ocorreu por pressões políticas e de empresários a quem contrariou “por violarem direitos dos trabalhadores.”

No encontro mediado pelo jornalista Paulo Verlaine, presidente em exercício da Associação 64/68 Anistia, o ex-vereador cassado Manoel Aguiar Arruda também prestou depoimento.

Participaram ainda do evento, Mário Albuquerque, conselheiro da Comissão Federal de Anistia do Ministério da Justiça; Cláudio Regis Quixadá, ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará [Uece] e presidente da Comissão de Justiça e Paz; e Francisco Candido Feitosa, ex-líder sindical.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :