Livro sobre segurança com máquinas agrícolas é lançado na AL-CE

O livro "Segurança na Operação com Máquinas Agrícolas” de autoria dos professores Leonardo de Almeida Monteiro e Daniel Albiero foi lançado na noite da última quarta-feira [26], no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará. 

O evento foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e atendeu a uma solicitação da deputada Eliane Novais [PSB].

A deputada Eliane Novais lembrou que esse é um assunto que deve ser levado a toda população, especialmente na capital do Ceará. Ela explicou que Fortaleza passa por um momento de muitas obras por conta da Copa do Mundo de 2014 e o veículo pesado é muito utilizado.

“São operadores que muitas vezes trabalham nessas máquinas fora do seu horário de trabalho. Por isso, o livro é muito pertinente e deve ser levado a população, principalmente nesse momento”, disse.

A obra abrange desde fundamentos gerais sobre segurança no trabalho com tratores agrícolas até precauções específicas contra acidentes envolvendo os conjuntos motomecanizados. A linguagem foi projetada para ser de fácil acesso visando os agricultores, operadores de máquinas agrícolas, técnicos, engenheiros e professores.

De acordo com Leonardo de Almeida Monteiro, um dos autores, o projeto de criação vem suprir uma lacuna que existe no nosso dia a dia. Ele ressaltou que as máquinas pesadas tomaram uma proporção tão grande, que hoje circulam como um veículo qualquer. “Isso é permitido, mas temos que ter uma série de cuidados. O livro é uma alerta, um ponto de partida, mas é preciso muito mais para evitar esses acidentes”, frisou.

O livro é composto por 124 paginas informativas e ilustrativas sobre o tema e a distribuição é gratuita. Para mais informações, entrar em contato através do e-mail: aiveca@ufc.br.

Representantes do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (Lima); do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea); da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará [Faec/Senar]; professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará [UFC] acompanharam o lançamento. 


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :