Getúlio Oliveira fala do livro "Canto, Batuque e Louvor", projetos e cultura icoense

Em entrevista exclusiva ao Icó é Notícia, o escritor Getúlio Oliveira fala do livro "Canto, Batuque e Louvor".

A conversa data de 18 de outubro de 2013, quando foi lançado o livro na AABB de Icó e que por problemas técnicos somente agora foi disponibilizada.

"Eu tenho muito prazer me apresentar à sociedade do Icó este livro, 'Canto, Batuque e Louvor', porque é um livro que foi gerado dentro do Icó, fala das coisas do Icó, ouve as pessoas e os acontecimentos do Icó. Este livro traz uma louvação muito importante ao poeta José de Oliveira, meu pai, poeta e repentista, que fez muita poesia, muita música, escreve muito, deixou uma obra memorável para o Icó e a gente está dando prosseguimento. Tanto eu como o meu irmão, Rogaciano Oliveira estamos tentando fazer uma pequena semente daquele que ele deixou para nós", disse.

ICOENSIDADE - O poeta icoense detalhou os elementos para a feitura do livro e esmiúça o conteúdo do trabalho que entra enraizadamente na alma icoense. "Tem uma coisa muito importante nesta obra, é que é um autor icoense que está criando uma obra icoense e que está sendo reconhecida por uma grande editora nacional, já que nós fizemos um grande contrato com a editora Vozes para a publicação de quatro livros", pontuou.

Oliveira afirmou que "estes livros são representativos da nossa arte, da nossa cultura, e que vai para o mundo. Eu gostaria de que o Icó olhasse para esta obra com um olhar cultural, não um obra personalista da minha parte mas como uma obra da arte do icó, porque há muitos artistas do Icó, muitos poetas, muitos escritores, muitos dançarinos, muitos desenhistas, muitos intérpretes. Há muita gente em icó fazendo arte boa e precisa do reconhecimento desses talentos para que a gente possa levar o Icó para além das fronteiras".

O escritor de "Canto, Batuque e Louvor" ressalta que a obra não é dele, mas do Icó e com a representatividade da cultura do município. "Eu quero que esta obra seja uma obra do Icó, do reconhecimento desta arte. E quero dizer que nestes trabalho nó buscamos fazer o que nós achamos de melhor, foi uma obra que amadureceu aos poucos, desde o 2º semestre de 2008 até construir uma obra agradável".

LANÇAMENTOS - Sobre o próximos livros, "os três livros vão ser lançados de acordo com o cronograma que a editora Vozes já fez. Provavelmente, até o meio do ano vai sair o romance chamado "Nem Ouro Nem Prata", que é um romance que eu fiz com base com o tema do Icó, mas é uma ficção", diz ele.

Sobre a obra atual, Getúlio diz que "o livro 'Canto, Batuque e Louvor' vai estar disponível [já está disponível] em Icó na Stampa Bazar, na Gráfica, em Damon e está sendo vendido também na internet no site das lojas Singular, a distribuidora, no site da Livraria Cultura e Editora Travessa".

FUTUROS ESCRITORES - O poeta icoense destaca a importância da ampliação do ampo de autores em Icó e incentiva que haja cada vez mais, aconselhando "primeito tem que ler muito, a leitura é fundamental. Depois, se exercitar na escrita e acreditar que é possível ser um autor de livros, de textos, de poesia, acreditar nisso, não desistir nunca. Enfrentar os obstáculos, mas manter sempre viva a ideia que é bom escrever, é bom ser autor, é maravilhoso saber que as pessoas estão lendo as coisas que a gente criou. Eu acredito que nós, muito em breve, vamos ter muito autores no Icó, gente que está escrevendo coisas boas", concluiu.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :