Eliane Novais cobra instalação de Comissão da Verdade no Ceará

A deputada Eliane Novais [PSB] relembrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira [1º], os 50 anos do regime militar no Brasil. 

A parlamentar cobrou do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque [Pros], a instalação da Comissão Especial Parlamentar Memória, Verdade e Justiça e a aprovação do projeto de lei que cria o Dia Estadual da Verdade. “Esse projeto tramita na Casa há dois anos e nunca foi votado”, observou.

Eliane destacou o trabalho da Comissão Parlamentar da Verdade de São Paulo, “que tem exercido um papel fundamental no resgate da nossa história, por meio de depoimentos e recuperação de documentos históricos do período ditatorial”.

Sobre o Ceará, a parlamentar ressaltou que, “embora não esteja em plena sintonia com a luta pelo resgate da verdade e da memória do País, temos que reconhecer importantes iniciativas em curso”. Eliane destacou a criação da Comissão Universitária da Verdade [que envolve estudantes e professores da Uece e UFC] e da Comissão Estadual da Verdade dos Jornalistas, criada pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará [Sindjorce].

A deputada salientou ainda “o papel exercido pelo Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará, que, por meio de reuniões semanais ocorridas na AL, tem mobilizado diversos atores na realização de atividades, visando o resgate de nossa memória”.

Em aparte, o deputado Antonio Carlos [PT] assinalou a necessidade “de se manter viva nossa memória, para que as gerações futuras tenham conhecimento do passado e para que ele não volte a se repetir”.

O deputado Lula Morais [PCdoB] também considera importante esse resgate. “Viramos essa página, mas devemos isso a todos os que foram mortos ou torturados. Não podemos deixar que tudo se repita”, disse.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :