Educação no Ceará é destaque em rede nacional

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu no dia 13, a experiência do município de Sobral, na Região Norte, na área da educação. 

O que foi exibido com relação àquele município, é hoje realidade em todo o Ceará. Desde 2007, quando o Governo do Estado implantou o Programa Alfabetização na Idade Certa [PAIC], a realidade de milhares de crianças mudou e serviu como modelo para o Governo Federal criar o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa [PNAIC]

O PAIC teve sua origem a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa e foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. 

Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. A meta é alfabetizar todas as crianças de 6 a 7 anos de idade. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.

DESEMPENHO DOS ALUNOS -


Alunos Alfabetizados ao Final do 2º ano do Ensino Fundamental
2007 – 39,8%
2012 – 76,7%


Redução do percentual de alunos não alfabetizados ao Final do 2º ano do
Ensino Fundamental
2007 – 47,5%
2012 – 8,7%


Alunos com Desempenho Adequado ao Final do 5º ano do Ensino
Fundamental

Língua Portuguesa
2008 – 6,9%
2012 – 29%

Matemática
2008 – 3,6%
2012 – 20,2%


Número de Municípios no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
2007 – 14
2012 – 149


Número de Municípios no Padrão Adequado em Língua Portuguesa e em Matemática ao final do 5º ano do Ensino Fundamental.
2008 – 0
2012 – 13


* Com informações da Assessoria de Imprensa da Seduc
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :