Dia do Humorista é comemorado na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, no último dia 14, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Humorista. 

A solenidade foi requerida e dirigida pela deputada Eliane Novais [PSB] e contou com a presença do deputado federal Artur Bruno [PT-CE], autor da Lei que criou o Dia do Humorista.

Originalmente o Dia Estadual do Humorista é comemorado no dia 12 de abril, em homenagem ao nascimento do mestre do humor, Chico Anysio.

Eliane lembrou que o humor é uma das atividades culturais mais importantes para o Ceará que gera emprego e renda. A parlamentar destacou ainda a necessidade do cuidado com a categoria dos humoristas, que hoje não possui regulamentação profissional e nem os recursos necessários para as atividades.

“O humor cearense, apesar de ter revelado grandes nomes nacionais, ainda carece de mais atenção a esses profissionais. O intuito dessa solenidade também é de convocar a todos a terem um olhar diferenciado aos artistas do humor, que são talentos da nossa terra”, afirma Eliane.

De acordo com Artur Bruno, o humor cearense é atração nacional e internacional, tornando-se marca cultural do Estado e fonte importante de visibilidade turística. “Ceará é campeão do humor. Se pudéssemos ser simbolizados com o que representamos nacional e internacionalmente, teríamos como marca o humor”, ressalta o deputado.

O presidente do Sindicato dos Humoristas Cearenses, Ernesto Martins [Veia Cômica], parabenizou a iniciativa da solenidade e pediu atenção à atividade cultural. Segundo ele, a falta de verba e de políticas públicas são uma das principais dificuldades enfrentadas para os artistas do humor cearense. O presidente reverenciou as conquistas como o edital e o Museu do Humor Cearense.

Durante a solenidade, foram homenageados os humoristas Edson dos Santos Cardoso [Super Edson] e Luciano Alves Lopes [Luana do Crato], além do presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará [Fecomércio-CE], Luiz Gastão Bittencourt da Silva, e o empresário Vitor Hugo Nogueira.   

Na mesa também estavam o titular do Conselho Municipal de Políticas Cultural, Mário Júnior [Maestro Serafim]; o presidente da Associação dos Humoristas Cearenses, Jáder Soares [Zebrinha]; e a major Lila Vati Marinho, representando a 10ª Região Militar.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :