Autoridades discutem pautas do Dia Mundial da Água em audiência na Assembleia

As ações que fazem parte da pauta do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foram discutidas em audiência pública no último dia 24, na Assembleia Legislativa. 

Propositora do debate, a deputada Eliane Novais [PSB] destacou que entre os objetivos do encontro está a cobrança por mais ações emergenciais por parte do Governo que minimizem os impactos da seca.

“Estamos no terceiro ano de seca e há dificuldades enormes do Governo em diminuir os sofrimentos causados pela estiagem, apesar de algumas ações encaminhadas”, salientou a parlamentar.

Eliane ressaltou ainda dois projetos de sua autoria que tratam sobre a conscientização do uso racional da água. O primeiro dispõe sobre a realocação de recurso orçamentário para campanha de uso consciente de água no Estado em ano de estiagem, enquanto que o segundo dispõe sobre a concessão de desconto na tarifa de água e esgoto para usuários da Cagece que comprovem a redução do consumo de água durante o ano de estiagem.

O deputado Lula Morais [PCdoB] também exaltou a importância da preservação e do uso consciente da água. “Por ser um elemento vital e essencial para a vida, se torna mais importante ainda a preocupação com ela, denunciando e combatendo o seu desperdício, sendo dever de todos nós do poder público e da sociedade, ter o conhecimento de sua importância e de sua preservação”, pontuou Lula Morais.

A gerente de Meio Ambiente da Cagece, Maria Amélia Menezes, cobrou uma campanha permanente de uso da água que sensibilize a população. “Trata-se de um tema extremamente importante, mas sinto que não alcança todas as pessoas, que nem todas têm a real noção do problema. Por isso, acredito que precisamos tocar mais estas pessoas, com uma campanha de uso da água que aborde o desperdício, mas que seja permanente”, afirmou Amélia Menezes.

Também estiveram presentes à audiência, o coordenador de gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, Paulo Miranda; o coordenador geral do Sindiágua Ceará, Jadson Sarto; o assistente da Diretoria de Operação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará [Cogerh], Gianni Peixoto Lima; a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará [Senge], Thereza Neumann; e o coordenador de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará [Arce], Alceu Galvão.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :