Trata Brasil aponta Cagece como a 2ª melhor empresa no Nordeste

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará [Cagece] está entre as três primeiras empresas de saneamento nordestinas do País a apresentar avanços no saneamento básico, segundo dados do Ministério das Cidades analisados pelo Instituto Trata Brasil. 

O estudo foca nas Capitais do Nordeste. De acordo com o estudo, Fortaleza ocupa, hoje, a segunda melhor posição da região.

O Trata Brasil divulga que, na Capital, 98,77% da população recebe água tratada e 53,63% tem coleta de esgoto. O levantamento avaliou a situação dos indicadores de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.

Entre os destaques da Companhia, está a água que é tratada obedecendo aos parâmetros do Ministério da Saúde, conforme a Portaria 2914/2011, permitindo que o produto que chega às residências possa ser bebido diretamente da torneira.Para garantir essa qualidade, aCompanhia adiciona, por exemplo, durante o processo de tratamento de água de 0,6 a 0,8 mg de flúor por cada litro.

Além disso, a Companhia realiza análises e controle da qualidade periódicos da água distribuída. Seis parâmetros são analisados todos os dias: cloro residual livre, turbidez, cor, flúor, coliformes totais e escherichia coli. Os testes são repetidos a cada duas horas. A água distribuída em Fortaleza é testada no Laboratório Central da Companhia e, a do Interior, é analisada em outros 196 laboratórios.

Já referente aos esgotos, vale ressaltar que 100% do esgoto coletado é tratado. Entre os cuidados que beneficiam a população, pode-se citar a limpeza preventiva nas tubulações de esgoto, que evitam transbordamentos dos poços de visita. Desta forma, em 2013, a Companhia retirou da rede de esgoto de Fortaleza 9.669 toneladas de lixo.

A Cagece realiza ainda, projetos socioeducativos de forma continuada para sensibilizar a população com relação ao uso adequado dos sistemas de água e esgoto e com relação à necessidade de preservar os mananciais, focando no fato da água ser um bem finito. Somente em 2013, foram sensibilizadas 415.386 pessoas, no Ceará. Entre as ações estão o Programa Conhecendo Nossa Cagece, palestras socioeducativas e o Teatro de Bonecos. De acordo com cada ação, a linguagem se adapta ao público alvo.


* Com informações da Cagece
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :