Tarcísio Vieira de Carvalho Neto toma posse como ministro substituto do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], ministro Marco Aurélio, deu posse na última terça-feira  [25] ao novo ministro substituto da Corte na classe dos advogados, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do edifício-sede do Tribunal.

Tarcísio Vieira de Carvalho Neto foi indicado para o cargo pela presidente da República, Dilma Rousseff, no último dia 12. A nomeação do advogado foi publicada na edição do dia 13 de fevereiro do Diário Oficial da União.

O novo membro substituto do TSE foi escolhido em lista tríplice apresentada pelo Supremo Tribunal Federal [STF] e assumiu uma das vagas de ministros substitutos da representação dos advogados na Corte. A outra é atualmente ocupada pelo ministro Admar Gonzaga.

Após empossar Tarcísio Vieira, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, leu breve currículo e enalteceu as qualidades do advogado. O ministro destacou que Tarcísio Vieira mantém “profícua atividade acadêmica”, atuando em diversas instituições de ensino. Lembrou que o novo ministro exerce atualmente o cargo de professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília [UnB] na área de processos, organização judiciária e prática jurídica. 

O ministro Marco Aurélio recordou ainda que ambos foram colegas de estudo na UnB. “Acredite na dimensão possuída, dando o melhor de si como servidor – e todos somos – de nossos semelhantes”, afirmou, ao parabenizar o ministro Tarcísio Vieira e seus familiares.

“De parabéns está a Justiça Eleitoral com a força de seu pensamento, de sua dedicação”, acrescentou o ministro Marco Aurélio para, em seguida, agradecer a presença de todos aqueles que prestigiaram o evento.

O ministro Tarcísio Vieira prometeu muito empenho no novo desafio. “A alegria é muito grande e só é comparável em termos de grandeza com a responsabilidade, momento que se avizinha de muito trabalho, de muita preocupação e é extremamente proveitoso para a Justiça Eleitoral envidar esforços no sentido de tornar o pleito o mais limpo possível”, disse.

“Eu prometo simplesmente bastante trabalho e esforço pessoal, isso não vai faltar. É um desafio completo, é um desafio gigantesco, mas nós esperamos que estejamos à altura dele para dar cabo de tanto trabalho“, afirmou o ministro.

O presidente do TSE conduziu a cerimônia de posse na presença dos ministros da Corte e de diversos convidados. Compareceram à solenidade o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal [STF], ministro Ricardo Lewandowski, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, o vice-procurador-geral eleitoral Eugênio Aragão e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Após tomar posse, o ministro substituto Tarcísio Vieira de Carvalho Neto recebeu os cumprimentos de autoridades do Poder Executivo, do Judiciário, de parlamentares, de acadêmicos, representantes da sociedade civil, advogados e servidores. 

PERFIL Natural do Rio de Janeiro [RJ], Tarcísio Vieira de Carvalho Neto é graduado em Direito pela Universidade de Brasília [UnB] e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo [USP], instituição na qual também cursa doutorado na mesma área. É subprocurador-geral do Distrito Federal, professor assistente da Faculdade de Direito da UnB e especialista em Direito Eleitoral. O ministro substituto também é membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB].

COMPOSIÇÃO O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares – sendo três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça [STJ] e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pela Presidência da República –, e sete ministros substitutos, oriundos da mesma origem dos titulares. Os ministros efetivos da classe dos advogados no TSE são Henrique Neves e Luciana Lóssio.


* Com informações do TSE 
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :