Solenidade celebra centenário de morte de Dragão do Mar e abolição da escravatura

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta segunda-feira [24], sessão solene em homenagem ao centenário de morte de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e os 130 anos da abolição dos escravos no Ceará. 

O evento será às 10h, no Plenário 13 de Maio. A iniciativa é do deputado Lula Morais [PCdoB], autor da emenda constitucional que define o dia 25 de março como Data Magna do Estado em homenagem ao pioneirismo no processo abolicionista.

Lula lembra que a história da luta abolicionista no Ceará data de 1879, com fatos relevantes, como a recusa dos jangadeiros, liderados por Chico da Matilde - Dragão do Mar - em transportar, para os navios negreiros, os escravos vendidos para o Sul do País. No dia 25 de março de 1884, o Ceará tornou-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão.

“Para lembrar todos que lutaram pela abolição neste ano que comemoramos o centenário de morte do Dragão do Mar e os 130 anos da libertação dos escravos em nosso Estado, pela importância histórica, a solenidade vai homenagear aqueles que, no passado, dedicaram suas vidas à causa abolicionista e os que ainda hoje lutam contra a discriminação racial e a escravidão da sociedade moderna”, disse o deputado.

Serão homenageados o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), a Fundação Cultural Palmares, o Instituto Dragão do Mar e a Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além de representantes de manifestações da cultura negra, como o maracatu e a capoeira.

Na ocasião, será lançado o livro "Nas Asas da Imprensa", da pesquisadora e escritora cearense Lusirene Celestino França Ferreira. A obra trata da repercussão da abolição no Ceará nos periódicos da corte imperial.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :