Secretaria elabora Projetos de Aterros Sanitários

Está em andamento, na Secretaria das Cidades, a elaboração de projetos para instalação de cinco aterros sanitários consorciados no Interior do Ceará. 

A medida integra uma ampla articulação do Governo do Estado, que tem objetivo de apoiar os municípios na erradicação dos lixões. 

A ideia é substituí-los por aterros sanitários com instalações ambientalmente adequadas para o manejo e depósito de rejeitos.   

Os cinco projetos em fase de elaboração atenderão a 45 municípios. A proposta é que eles fiquem localizados em Sobral [Região Norte]; Camocim [Litoral Oeste]; São Benedito [Serra da Ibiapaba]; Milagres [Cariri] e Icó [Vale do Jaguaribe]. Os recursos para o desenvolvimento dos projetos chegam a R$ 2,3 milhões, do Governo do Estado em parceria com a Fundação Nacional de Saúde [Funasa].

A iniciativa de elaborar os projetos, conforme a técnica da Secretaria das Cidades, Tércia Pinheiro, se deu após mapeamento das regiões do Estado. “A manutenção dos aterros ainda é muito cara para os municípios. O compartilhamento de aterros sanitários entre municípios de uma mesma região é uma estratégia que busca reduzir os gastos públicos”, afirma.

Além dos cinco projetos em elaboração, um aterro sanitário consorciado será construído no município de Caririaçu, no Cariri. O mapeamento também apontou a instalação de outros 17 aterros consorciados, por parte do Governo do Estado, e mais 4 por parte dos municípios, totalizando 169 municípios consorciados.


* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :