Mulheres fazem caminhada no Rio por direitos de gênero e contra a violência

Mulheres de vários municípios do Rio de Janeiro fizeram na manhã deste domingo [16] uma caminhada pela orla de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio, por direitos de gênero e contra a violência. 

O evento contou com o apoio de órgãos como a Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e a Defensoria Pública do Estado, além de organizações não governamentais.

Terezinha Ruade, presidenta do Movimento Articulado de Mulheres de Saquarema [Mamas], veio ao Rio com uma caravana de mulheres de seu município, localizado a 100 quilômetros da capital. “Na nossa cidade, a gente tem lutado contra estupros e violência doméstica. Buscamos a paz e a tranquilidade para que nossas famílias possam ter uma qualidade de vida melhor”, disse.

Para a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Marta Dantas, ainda há muitos desafios para a garantia dos direitos da população feminina no estado. “Primeiramente, temos que saber quem são as mulheres [que sofrem a violência]. Muitas vezes, quando elas são violentadas, elas não sabem se procuram a delegacia, um advogado, um núcleo de atendimento ou uma secretaria de assistência social. Vamos buscar trabalha com uma rede de ONGs [organizações não governamentais] que sabem realmente o que acontece em seus bairros”, disse.

Segundo dados do Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública [ISP], divulgado em maio do ano passado, a maior parte dos crimes contra a mulher ocorre no espaço doméstico e no ambiente familiar. As mulheres são as maiores vítimas de calúnia, injúria e difamação [72,4%], ameaça [66,7%] e agressão [65,3%]. De acordo com os dados, foram registrados quase 6 mil casos de estupro no ano passado.


* Com informações da Agência Brasil
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :