Medallha da Abolição será entregue na próxima terça

No dia que se comemora os 130 anos da abolição dos escravos no Ceará, Cid Gomes concederá a comenda ao chanceler Airton Queiroz, ao jornalista Demócrito Dummar [in memoriam] e ao artista plástico Sérvulo Esmeraldo.

O Governo do Estado concederá no próximo dia 25 a "Medalha da Abolição" ao empresário e chanceler Airton Queiroz, ao jornalista Demócrito Dummar [in memoriam] e ao artista plástico Sérvulo Esmeraldo. 

A outorga da comenda, que é a maior do Estado, para os quatro cearenses será publicada no Diário Oficial da segunda-feira [24] e está conforme o decreto nº 16.477, de 06 de abril de 1984. A entrega da comenda será feita pelo governador Cid Gomes durante cerimônia no Palácio da Abolição, às 20 horas.

A concessão da "Medalha da Abolição" tem duas características especiais. A entrega será realizada no aniversário de 130 anos da libertação dos escravos no Ceará e acontecerá na sede do Governo do Estado que tem como homenagem a abolição da escravatura. 

O Ceará foi a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, em 1884 - quatro anos antes da Lei Áurea de 1888 - fato que originou o título de "Terra da Luz", dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. Até mesmo Victor Hugo, celebrado poeta francês, enviou da França as suas saudações aos cearenses pelo pioneirismo na abolição dos escravos.


* Com informações do Governo do Ceará
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :