Juiz estabelece regras para cumprimento do projeto Pai Presente em Bela Cruz

O juiz substituto Saulo Gonçalves Santos, titular da Comarca de Bela Cruz, no Noroeste cearense, estabeleceu regras para cumprimento do projeto Pai Presente no referido município. A medida consta na Portaria nº 18/2014, publicada na última quinta-feira [20], no Diário da Justiça Eletrônico [DJE].

A Vara deverá expedir ofício à Secretaria Municipal de Educação, requerendo o nome de crianças matriculadas sem paternidade definida, e ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará [Lacen-CE], solicitando data disponível para colher material genético na comarca.

Após recebimento das respostas, será realizada reunião para preparar o mutirão do projeto Pai Presente. Devem ser convocados o secretário de Educação e de Saúde; os diretores das escolas que enviaram respostas; os membros do Conselho Tutelar; o procurador do Município e os titulares dos cartórios de registros de pessoas naturais de Bela Cruz.

No dia da força-tarefa, as partes devem comparecer ao Fórum. O suposto pai será questionado sobre a paternidade atribuída a ele. Caso assuma espontaneamente, o termo de audiência devidamente assinado pelos presentes, valerá como reconhecimento e mandado de averbação.

Se houver dúvidas quanto à paternidade e interesse em fazer o exame de DNA, o material genético será colhido imediatamente pela equipe do Lacen-CE. Os interessados já sairão intimados a comparecer em audiência especialmente designada para abertura e conhecimento do resultado do exame.

PROJETO - O projeto Pai Presente atende ao Provimento nº 26, do Conselho Nacional de Justiça [CNJ], bem como ao Provimento nº 12, da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará. O objetivo é identificar pais que não reconheceram os filhos e garantir que assumam as responsabilidades advindas com a paternidade.


* Com informações do TJCE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :