Instituído plano que deve aumentar a produtividade da pecuária bovina brasileira

A Instrução Normativa 3/2014 que institui o Plano Mais Pecuária foi publicada no último dia 27, no Diário Oficial da União [DOU], pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O Plano tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas, em benefício da sociedade brasileira.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios [CNM] a publicação aponta que o Mais Pecuária será dividido em quatro eixos. O primeiro refere-se ao melhoramento genético, com o intuito de disponibilizar até 2023 cerca de 252 mil touros reprodutores por ano e permitir que a oferta de sêmen de gado leiteiro nacional seja de pelo menos 50%.

O segundo eixo trata do aumento das vendas em uma década. As metas incluem expandir o consumo interno do leite em 23% e, de carne bovina, em 35%, além de ampliar as exportações de derivados desses produtos.

CAPACITAÇÃO Ainda conforme a publicação, o Plano pretende aumentar a capacitação de técnicos e produtores para a incorporação de tecnologias no campo, além de desenvolver pesquisas e projetos para soluções tecnológicas e gestão de propriedades.

Já o quarto eixo visa à segurança e qualidade dos produtos nacionais. Até 2016, todo o leite captado pela indústria deve estar dentro dos padrões oficiais. Quanto à produção de carne, até 2018 todos os estados devem estar aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal [Sisbi-POA], que confere equivalência da inspeção realizada pelo governo federal aos demais entes da Federação.

APOIO Na publicação, a CNM é citada como instituição de apoio no combate a clandestinidade e na fomentação a formalização do abate nos Estados e Municípios.

A Confederação esclarece aos gestores municipais que o Plano será organizado por um Comitê Executivo, composto por técnicos e autoridades do Ministério da Agricultura, que acompanhará a execução dos projetos e buscará as demandas de cada setor.


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :