Dia do Vaqueiro Icoense lança site e confirma a data do evento para 7 de junho de 2014

A quarta edição do Dia do Vaqueiro Icoense já tem data marcada: 7 de junho de 2014. Nessa terça-feira [25], com 75 dias para o evento, foi lançado o site oficial do evento [www.vaqueiroicoense.com] e o início da contagem regressiva.

O endereço, que está em teste, irá reunir todas as informações sobre o evento, que teve sua edição saudosa no dia 25 de outubro de 1941 e que foi retomado em 2011 pela Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ].

EDIÇÃO 2014 - Em breve, será lançado oficialmente o IV Dia do Vaqueiro Icoense, que será realizado no primeiro sábado de junho, no dia 7. Foi adiantado pela organização que o percurso, com saída das bisseculares tamarindeiras, passando pelo Centro Histórico de Icó e encerrando-se no Parque de Vaquejada Nana Perotto, um dos apoiadores do evento.

Outros detalhes serão informados em breve, no tocante ao homenageado e os detalhes deste dia que rememora e reverencia o homem do campo, o vaqueiro, formador do Povoado de Icó, a partir do século XVII, que mais tarde se tornaria a Vila e a Cidade de Icó.

O VAQUEIRO EM ICÓ - O registro mais antigo do trabalho do vaqueiro em terras icoenses é de 1719 quando, nas imediações de Icó, já haviam fazendeiros com quatro mil rezes. Da ribeira, a produção era destinada à Aracati [CE], um dos principais portos da época, além dos estados de Bahia, Pernambuco e Paraíba.

As informações são do Álbum Fotográfico de Propaganda Bilingue (Português e Italiano) de 1925, organizado no Governo do Desembargador José Moreira da Rocha.A estratégica localização do Icó, com área fronteiriça entre Rio Grande do Norte e Paraíba e às margens do Rio Salgado facilitaram o crescimento da "Princesa dos Sertões". E um dos principais motores foi o vaqueiro, com a lida diária do rebanho bovino.

AMICÓ - A Associação Filhos e Amigos de Icó foi criada em julho de 2010 e propõe ações que fortaleçam a educação, cultura, saúde, agricultura, esporte, dentre outros temas importantes que tragham benefício à sociedade local. São eventos realizados diretamente pela AMICÓ o Festival da Cultura Icoense- ICOZEIRO, o Dia do Vaqueiro e o Jogo Beneficente em Prol do Natal sem Fome, além de apoio a ações como as coletas externas de sangue realizadas em Icó.


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :