Comitê de Segurança Hídrica sugere uso racional da água pelos municípios

O Comitê de Segurança Hídrica reunido na última quarta-feira [26], no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, sob a presidência de Bruno Menezes, demonstra a preocupação das instituições com a questão hídrica provocada pela escassez das chuvas. 

Ao final, a sugestão para os municípios agirem com mais comprometimento, evitando o desperdício, principalmente na capital cearense. 

O alerta para o uso racional da água foi denominador comum.O relato sobre a atual situação dos reservatórios, abordando a qualidade e a quantidade da água, foi apresentado pela técnica do Cogerh, Adriana Débora.

Esta foi a primeira reunião do ano do Comitê, que na opinião de Bruno Menezes, tem papel fundamental na definição das ações e estratégias adotas pelo Governo, para o gerenciamento dos recursos hídricos do estado. A reunião, que começou as 9 horas, durou quase quatro horas, com todos tendo voz, no tocante as ações, inclusive as emergenciais para amenizar o drama no sertão. 

A Cogerh falou sobre a instalação das adutoras de engate rápido; a SDA abordou entre outros, os projetos de cisterna e São José; a Funceme sobre o monitoramento climático, a Sohidra destacou a marca de 100 para 400 poços/ano profundos perfurados. 

Na questão ambiental, a fiscalização dos desmatamentos, assoreamentos, a poluição dos açudes e outros recursos hídricos localizados nas bacias do Acaraú, Metropolitano e Salgado foi relatada pelo superintendente da Semace, Ricardo Araújo e o diretor de fiscalização, Ricardo Bessa. Também estiveram presentes, representantes da Cagece, Ipece, Idace, Arce, Cidades, Adagri e a Defesa Civil.

A coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias, apresentou o indicador composto que medirá a “Efetividade das políticas de proteção dos mananciais”, com a Semace e SRH explicando as fiscalizações, a Cogerh, o monitoramento e o Conpam, com Samya Xavier, o projeto de Educação Ambiental, que é coordenado por Nancy Mireya.

* Com informações da Conpam
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :