Cearense é convidada para treinamento da Seleção brasileira de handebol júnior

A atleta cearense Vaniele Abreu [18] foi convocada para participar da primeira fase de treinamento da Seleção Brasileira de Handebol Júnior, que será realizada em Blumenal [SC].

O treinamento deve selecionar atletas para participar do Pan-Americano que acontece no final de março na Argentina.

Vaniele começou a gostar do Handebol, aos 11 anos, através do Projeto Esporte na Escola. A irmã jogava bola, e ela ficava olhando a partida de uma mangueira, o treinador Fabiano Lima via a cena e ficava com medo da pequena menina levar uma queda “ai o jeito foi botar ela para dentro da quadra para jogar”, brinca Lima.

De lá para cá, passou a participar dos Jogos Escolares estaduais e conquistou o bicampeonato nacional dos Jogos Escolares.  A partir dos 13 anos de idade, a atleta participa também, de projetos de incentivo ao esporte promovidos pela Secretaria do Esporte do  Estado do Ceará [Sesporte].

Mas, não estamos narrando um conto de fadas, a jovem que parece bastante tímida para dar entrevista, fala com a garra de quem sabe aonde quer chegar.  A moradora do Parque Itamarati e estudante de escola pública ganhou uma bolsa de estudos e recebe convites para jogar em times diferentes estados brasileiros, “desde nova que eu sempre gostei do esporte, mas o que eu me adaptei melhor foi o handebol, eu quero chegar a representar o Brasil na seleção e ser atleta profissional”, afirma.

O resultado de tanta determinação, dedicação do treinador e apoio dos órgãos competentes do esporte, levaram Vaniele a compor a lista de cearenses que brilham no handebol.  Além da jovem, nomes como Elaine [Seleção Olímpica feminina], Camila Andrade [Seletiva da Seleção Brasileira juvenil], Wendel e babo [Seleção Brasileira masculina], além dos jogadores Darlene e Nailson handebol de praia], motivam cada vez mais jovens a sonhar com a camisa verde e amarela.

Segundo Fabiano Lima, a quantidade de competições que ocorrem dentro do estado e a parceria da Federação de Handebol do Estado do Ceará [FHEC] e da Confederação Brasileira de handebol [CBHB] que permite que várias equipes participem de jogos nacionais, são responsáveis por essa boa safra de jogadores, “hoje no estado existem três divisões do handebol, na federação existem 1.300 atletas filiados, sem falar nos jovens que participam dos jogos escolares”, comemora o treinador.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :