Iphan realiza mapeamento da Capoeira em Minas Gerais

Com o objetivo de documentar, proteger e promover novas ações de incentivo ao patrimônio cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan-MG] iniciará um mapeamento no Estado sobre a Capoeira para subsidiar a elaboração e execução do Plano de Salvaguarda da expressão cultural.

Uma das iniciativas do Comitê Gestor responsável pela articulação do Plano no estado é o preenchimento, até o dia 30 de abril, de um formulário que auxiliará mapear os mestres, contramestres, treinel, professor, instrutor e/ou praticantes de capoeira atuantes em Minas Gerais. A intenção é apoiar a organização da comunidade capoeirista para a sistematização de demandas e para a promoção de debates relativos ao Plano de Salvaguarda.

Desde 2008, quando a roda e o ofício de mestre de capoeira foram registrados como patrimônio cultural brasileiro, adiantou-se a necessidade de envolver, articular e mobilizar os diversos segmentos sociais para o planejamento das ações que viabilizarão a continuidade do processo de Salvaguarda, numa interlocução integrada entre Estado e Sociedade Civil. 

O Iphan vem promovendo oficinas de capacitação em temáticas de interesse do grupo – como, por exemplo, sobre patrimônio imaterial, elaboração de projetos. O trabalho de articulação resultou, em 2012, no Encontro para a formação do Conselho de Mestre, que originou o Conselho de Mestres de Capoeira do Estado de Minas Gerais [COMCAP]. 

Ações voltadas para a dinamização e valorização da Capoeira no Brasil também estão em andamento junto à Fundação Palmares e ao Ministério da Cultura, por meio do Programa Capoeira Viva e do Pró-Capoeira. Acesse o formulário Mapeamento da Capoeira MG e, para outras informações contate a superintendência do IPHAN em Minas pelo email: iphancapoeiramg@gmail.com


* Com informações da Ascom do Iphan
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :