Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da AL-CE visita IPCC

Deputadas da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher visitaram, na última segunda-feira [17], o Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará [IPCC]. 

Foi o terceiro local visitado este ano pela comissão, que pretende traçar um perfil do atendimento direcionado às mulheres no Estado. 

O grupo, formado pelas deputadas Fernanda Pessoa [PR], Eliane Novais [PSB] e Bethrose [PRP], foi recebido pela gerente da unidade, Dra. Tânia Veras.

Segundo a médica, o IPCC atende a demanda de 74 municípios do Estado. Com quatro patologistas, todos os exames são realizados rapidamente, e a dificuldade está na rede primária nos próprios municípios, informou. “Temos capacidade para realizar mais exames”, observou.

 Tânia Veras informou ainda que não há problemas de repasse de verbas nem para a realização de exames de biopsia. A médica apontou como dificuldade a falta de profissionais específicos. “Já repassamos à Secretaria de Saúde do Estado a necessidade de ginecologistas, anestesistas, dermatologistas, ultrassonografistas, enfermeiros e técnicos”, pontuou.

A presidente da Frente, deputada Fernanda Pessoa [PR], ressaltou que o câncer de mama e o de colo de útero são os de maior incidência nas mulheres, por isso a importância do exame de prevenção e o acompanhamento desde cedo nos municípios. “Queremos fazer uma reunião com a Associação dos Municípios do Ceará [Aprece] para cobrar dos gestores que mais exames sejam feitos e o acompanhamento dessas mulheres”, enfatizou.

A deputada Bethrose [PRP] citou a importância da contratação imediata dos profissionais que o IPCC relatou à Frente. “Nós vamos reforçar esse pedido, feito em setembro do ano passado ao Executivo. Queremos nessa visita traçar o perfil de como os municípios estão sendo atendidos. As visitas fazem parte de uma demanda constatada em audiência pública”, apontou.

A vice-presidente da Frente, Eliane Novais [PSB] considerou a visita positiva e citou o documento que a Frente vai entregar até abril ao Poder Executivo contendo um relato das visitas. “Ainda faltam duas. Em seguida, vamos preparar o relatório com o perfil do atendimento e traçar sugestões de como melhorar a saúde para a mulher cearense”, afirmou.

Além das deputadas Fernanda Pessoa, Eliane Novais e Bethrose, a advogada Pauline Queiroz acompanhou a comitiva, representando a deputada Rachel Marques [PT], da Procuradoria Especial da Mulher.

A Frente Parlamentar realizou, este ano, visitas ao Centro Regional Integrado de Oncologia em Fortaleza [Crios] e ao Instituto de Câncer do Ceará [ICC]. A próxima será no dia 24, ao Hospital da Mulher de Fortaleza.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :