Estudantes propõem maior participação da União para a melhoria da Educação

A ampliação da União no financiamento da Educação foi uma das sugestões apresentadas por estudantes que participaram do Programa Senado Jovem Brasileiro. 

Os participantes também propuseram a criação de um programa de prevenção da violência na rede educacional e outras quatro sugestões.

As demais sugestões tratam sobre a adoção de práticas de construção sustentável; a obrigatoriedade de acesso à internet nas escolas de ensino médio; a criação do Sistema de Avaliação de Mérito do Ensino Médio; e novas regras para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

As propostas foram encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa [CDH]. Caso sejam acolhidas pelos relatores, as sugestões deverão ser apresentadas como projeto de lei da comissão e encaminhadas à Mesa, para tramitação, ouvidas as comissões competentes para o exame do mérito. Os relatores serão indicados pelo presidente do colegiado. Já as sugestões que receberem parecer contrário serão encaminhadas ao arquivo.

PROGRAMA O Jovem Senador seleciona anualmente, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes em todo o país para vivenciarem o trabalho dos senadores. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa.

O programa teve inicio em 2008, e dele, podem participar estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos. Em 2013, o programa atingiu 213.268 jovens, ou quase 8% do total de estudantes visados pela iniciativa.


* Com informações da Agência CNM e Agência Senado
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :