Câmara Municipal de Icó homenageia, em sessão solene, a professora Mazinha

"Eu não esperava tamanha recepção. Apesar da elasticidade de nosso vocabulário, apresentar duas palavras bem simples, mas sinceras: muito obrigada!".

Estas foram as poucas palavras, mas ditas com profunda alegria pela homenageada na noite da última quinta-feira [20], Maria Irismar Maciel Moreira, a professora Mazinha.

Em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Icó, a eterna educadora foi laureada e parabenizada pelos 90 anos comemorados no último dia 18 de fevereiro. Maria Irismar terá homenagem neste domingo [23], às 8h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação.

"Mazinha, para todos nos que fomos seu aluno, merece todo o nosso respeito e a nossa honraria. Ela é merecedora por tudo que fez", destacou o presidente da Câmara Municipal de Icó, vereador Gilberto Barboza.

A sessão solene foi iniciativa do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Eliseu Amâncio, o qual entregou uma lembrança para Mazinha Mota.

"É com muito carinho, com muito respeito, com muito amor e alegria de coração que entrego esta simples lembrança, em nome de todos os parlamentares desta Casa. Que Deus te abençoe e te ilumine", disse Amâncio.

Logo após, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Icó, Roney Olinda, entregou um presente em nome do Parlamento icoense. Olinda, aniversariante da última quinta-feira, também recebeu presentes na sessão plenária e leu a biografia da homenageada. "Deus já te presenteou com essas experiência e esses anos de vida que você vem trazendo e a sabedoria que você vem repassando para seus alunos", disse.

A seguir, foi a vez dos poemas de Getúlio Oliveira e Antenor Angelim declamados pelo líder do Governo na Câmara, vereador Victor Luiz. "Satisfação muito grande, hoje, muita alegria de estarmos aqui fazendo esta sessão solene em homenagem a esta grande educadora, a qual chamamos carinhosamente de Mazinha", pontuou ele.

A sessão solene contou com a presença do ex-prefeito de Icó, médico Cardoso Mota; do ex-vice-prefeito de Icó, advogado Dr. Fabrício Moreira; da dona Eliana Guedes, viúva do médico Sebastião Limeira Guedes; do procurador do Município de Icó, Dr. Wgerles Maia; do empresário Luciano Paraibano; da ex-vereadora e cantora Socorro Gaitada; de familiares da homenageada e do público em geral.

Utilizaram da palavra para homenagear Mazinha os convidados presentes, os vereadores citados e os vereadores Sidney Guimarães, Ítalo da Paz, Júnior Dantas, Iatagã Matias e Maria do Cal, que entregou um cartão a homenageada. Ao final, a cantora Socorro Gaitada cantou os parabéns para a professora Mazinha e ao aniversariante, o edil Roney Olinda.

PERFIL DE MAZINHA Maria Irismar Maciel Moreira, filha de Manoel da Silva Moreira e Maria Maciel Moreira, nasceu em 18 de fevereiro de 1924, no distrito de Alto Santo, município de Limoeiro do Norte, Ceará, e veio com apenas 2 anos a residir em Icó, devido ao falecimento de sua mãe.

Ao lado de seu pai, recebeu os cuidados de sua tia Ana da Silva Moreira, conhecida como Donana, na Rua Dr. Inácio Dias [Rua Larga], no mesmo endereço que hoje Mazinha ainda reside. Donana dedicou-se a cuidar dos sobrinhos Irio, Mazinha, Timinha e Chico Moreira.

Aos 7 anos, Mazinha fez a primeira comunhão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação e concluiu o primário no Grupo Escolar do Icó. Desde cedo, aluna brilhante,obtinha os melhores resultados e sonhava em ser professora. 

Em novembro de 1937, foi aprovada no exame de admissão na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Entre 1938 a 1942, dedicou-se aos estudos pedagógicos no sentido da prática educativa como fato social.

Mazinha recebeu, em 19 de novembro de 1942 o diploma de professora, regressando ao Icó e passando a lecionar no Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, dirigido pela Congregação Filhas de Santa Tereza. Maria Irismar sempre se dividiu entre os estudos, trabalhos manuais e atividades religiosas.

Participou dos movimentos da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação do Icó e pertencendo a Associação Filhas de Maria, entidade leiga agregada e com pensamentos em torno dos princípios e práticas da religião Católica na sociedade brasileira.

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Icó de 1950 a 1954, quando o prefeito era Francisco Maciel da Silva. Em reconhecimento pelo seu trabalho à Educação, o prefeito José Walfrido Monteiro a homenageou e colocou seu nome em uma escola da Sede do Município: Escola Maria Irismar Maciel Moreira.

Completando a trajetória voltada a Educação, a professora Mazinha ensinou no Ginásio Nossa Senhora da Expectação desde a sua fundação, em 1959, pelo Padre Antônio Vieira, que viria a se tornar o CIENTE. Foi nomeada professora estadual, passando a exercer o cargo de diretora da Escola de 1º Grau Lourdes Costa.

Em concurso promovido pelo CADES - Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário, por um período de 15 anos, de 1975 a 1989, dividiu com a sua irmã, a professora Timinha, a direção do Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, onde alunos mesmo sem condições financeiras eram recebidos sem nenhum custo.

Em 1992, completou 50 anos de Magistério e atuou como professora de diversas gerações da mocidade icoense, ao passar dos anos. Vive com a alegria do dever cumprido e com a saudade da época de ensino nos grupos escolares.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :