Sistema de uso de cadeirinhas em carros foi regulamentado pelo Inmetro

Um sistema padrão de fixação de cadeirinhas e bebê conforto nos carros, para o transporte de crianças no banco traseiro, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia [Inmetro]. 

A regulamentação com os requisitos mínimos para segurança no uso do dispositivo foi publicada no Diário Oficial da União [DOU] do último dia 16 de janeiro.

A norma – que institui o uso do sistema Isofix – vai servir de parâmetro para a fabricação de novas cadeirinhas e deve entrar em vigor até 2015. O Isofix consiste em travas nas cadeirinhas acopladas a ganchos, é considerado mais seguro.

Com a publicação, a expectativa é que empresas redesenhem modelos de cadeirinhas com o gancho e que aumente o número de veículos com o equipamento. A barra de ferro com os ganchos no banco traseiro deve vir de fábrica e só está disponível em 5% dos veículos.

Desde que a chamada Lei da Cadeirinha foi implantada no Brasil, que o número de mortes de crianças menores de dez anos no trânsito caiu 23%, conforme indicam dados da Polícia Rodoviária Federal. A legislação passou a exigir o uso de equipamento de segurança certificado pelo Inmetro para o transporte de crianças até sete anos, sempre nas cadeirinhas e no banco de trás.

No entanto, a inclusão do dispositivo como item obrigatório está em discussão no Congresso Nacional, e se aprovado poderá ser exigido das montadoras. 


* Com informações da Agência CNM e da Agência Brasil
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :