Funceme divulga previsão da quadra invernosa de 2014 na terça

A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos [Funceme] no dia 21 de janeiro, às 18h, no Hotel Luzeiros [Avenida Beira Mar, 2600 – Meireles – Fortaleza]. 

O prognóstico a ser apresentado mostrará a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.

A divulgação do prognóstico encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começa na segunda-feira, dia 20, reunindo meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia [INMET], do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos [CPTEC], do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos [IRI] e Reino Unido [UK Met Office]. Nas reuniões, serão avaliadas condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e apresentadas previsões de modelos atmosféricos globais.

PREVISÃO OBJETIVA A Funceme busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações. “Desde o ano passado, temos no Ceará um modelo global que simula a atmosfera do planeta todo. Também acessamos às informações de vários outros modelos de instituições parceiras do Brasil e de outros países. Nossa meta é fazer uma previsão objetiva com esses dados, evitando a interferência excessiva da subjetividade do ser humano. Ao mesmo tempo, o sistema proporciona uma maneira de evitar que aspectos externos influenciem o sistema [p.ex., diante de um quadro crítico de seca, alguns profissionais sentem-se tentado a dar uma mensagem de esperança, e este não é o nosso papel]”, afirma Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Depois do Workshop, a Funceme permanecerá monitorando e avaliando as condições dos oceanos e da atmosfera. “O prognóstico não é definitivo e faremos nova reunião no fim de fevereiro para emitirmos uma previsão atualizada, que mostrará a tendência das precipitações até maio, último mês da quadra chuvosa. Se percebermos que os sinais desse outro período estão diferentes, a nova previsão será divulgada contemplando essas mudanças”.

COMITÊ DA SECA Na terça-feira [21, antes da divulgação da previsão climática, será realizada uma discussão com  instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA], Secretaria de Recursos Hídricos [SRH], Defesa Civil, dentre outras. 

“Apresentaremos, no mesmo dia, o prognóstico para a sociedade, através de coletiva de imprensa, e para os tomadores de decisão, de forma que eles possam planejar suas ações ainda antes de começar o período oficial das chuvas”, explica o presidente da Funceme.


* Com informações da Ascom Funceme
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :