Semace lança Cadastro Ambiental Rural no Ceará

Na última quarta-feira [13], às 10h, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente [Semace], por meio da Diretoria Florestal [Diflo], lançou o Cadastro Ambiental Rural [CAR] no Ceará. 

A solenidade acontece na sede da autarquia, em Fortaleza, e contará com a presença do titular da Semace, José Ricardo Araújo, e do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente [MMA], Paulo Guilherme Cabral. Na oportunidade, Cabral fará uma apresentação sobre o sistema do CAR.

O CAR é um registro eletrônico do MMA obrigatório a todos os imóveis rurais. Seu objetivo é colher informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente [APP], reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil.

Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de incentivar a criação de corredores ecológicos e a preservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente [Sinima].


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :