Presidente do TJCE afirma que concurso sairá em breve

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará [TJCE], desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, promoveu reunião com juízes de 30 comarcas cearenses, na última segunda-feira [11], em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. 

Foi o terceiro da série de encontros regionais que teve início no último dia 14, em Crateús. No último dia 4, ocorreu em Limoeiro do Norte.

Durante a reunião, os magistrados mostraram-se preocupados com a sobrecarga de trabalho em virtude da carência de juízes na região. O desembargador Gerardo Brígido explicou que já está em andamento o concurso para magistrados e servidores. 

Quanto à demanda para agilizar a tramitação processual, informou que, em áreas pontuais, com maior volume de ações, estão sendo realizados mutirões sob a coordenação da Corregedoria Geral da Justiça. No mês de julho houve força-tarefa em Icó, e agora, a partir da segunda quinzena deste mês, será a vez da Comarca de Várzea Alegre, que durante uma semana terá reforço de 10 juízes.

O presidente expôs as ações efetivadas durante 10 meses de gestão e os projetos que estão sendo desenvolvidos. Os magistrados apresentaram as principais dificuldades enfrentadas. O desembargador Brígido reconheceu o esforço de cada um. “Os juízes estão se desdobrando para realizar um bom trabalho e estamos tentando buscar soluções”, disse.

Também foram abordadas questões relativas a melhorias na estrutura e na segurança dos fóruns. Em relação aos problemas estruturais, o presidente destacou que as demandas serão encaminhadas para as Secretarias de Administração e de Tecnologia da Informação do TJCE, a fim de que sejam tomadas as providências necessárias.
A área de segurança já está sendo reforçada com a entrega dos detectores de metal portáteis; a instalação dos portais de segurança, que iniciará ainda este mês em Fortaleza e Região Metropolitana; além da implantação do sistema de câmeras no Interior, prevista para ser finalizada até novembro do ano que vem.

O chefe do Judiciário cearense ressaltou que as visitas ajudam o Tribunal a tomar soluções emergenciais com mais segurança. “Ouvindo e vendo de perto as necessidades das comarcas podemos saber melhor quais são as necessidades prioritárias”, afirmou.

Antes da reunião, o juiz Gúcio Carvalho Carneiro, diretor do Fórum da Comarca de Juazeiro, apresentou a estrutura do prédio para a comitiva da Presidência do TJCE. Na ocasião, o servidor Humberto Pereira agradeceu o comprometimento do presidente com a mensagem da isonomia salarial, aprovada pelo Pleno no último dia 1º e encaminhada para a Assembleia Legislativa.

Durante o encontro, foram entregues os detectores portáteis de metais e os notebooks. Até o fim do ano, todas as zonas judiciárias do Estado receberão a visita da Presidência. A previsão é de que mais três encontros sejam realizados (Sobral, Serra da Ibiapaba e Fortaleza). Há seis anos um presidente do Tribunal não se deslocava para comarcas do Interior.

PARTICIPANTES Participaram da reunião os juízes José Mauro Lima Feitosa (Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte), Ana Raquel Colares dos Santos Linard (1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte), José Arcelino Jacome Carvalho (1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte), Péricles Victor Galvão de Oliveira (2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte), Luis Sávio de Azevedo Bringel (3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte), Maria Nadir Araújo Papaleo (3ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte), Giacumuzaccara Leite Campo (JECC de Juazeiro do Norte), Djalma Sobreira Dantas Junior (juiz auxiliar), Antonio Vandemberg Francelino (juiz auxiliar), Renato Belo Vianna Velloso (1ª Vara Criminal do Crato), José Batista de Andrade (1ª Vara Cível do Crato), José Flávio Bezerra Morais (2ª Vara Cível do Crato), Rômulo Veras Holanda (Vara Única de Família e Sucessões do Crato), Angelo Bianco Vettorazzi (JECC do Crato), Leonardo Afonso Franco de Freitas (2ª Vara de Barbalha) e Alexandre Santos Bezerra Sá (3ª Vara de Barbalha).

Também estiveram presentes os juízes Renato Esmeraldo Paes (Missão velha), Ronald Neves Pereira (Porteiras), Douglas José da Silva (Milagres), Ricardo Alexandre da Silva Costa (JECC de Iguatu), Bruno Gomes Benigno Sobral (Araripe), João Pimentel Brito (Ipaumirim), David Fortuna da Mata (JECC de Lavras da Mangabeira), Luis Eduardo Girão Mota (juiz auxiliar), Josué de Sousa Lima Junior (1ª Vara de Iguatu), Larissa Braga Costa de Oliveira (Cariús e Várzea Alegre), Túlio Eugênio dos Santos (Lavras da Mangabeira), Matheus Pereira Junior (Caririaçu), Danila Cláudia Le Sueur Ramaldes (Mauriti), Ana Carolina Montenegro Cavalcanti (Jati), Juraci de Souza Santos Junior (Jardim), Herick Bezerra Tavares (Nova Olinda), Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos (juiz auxiliar), Marcelino Emídio Maciel Filho (Barro), Maria Lúcia Vieira (Farias Brito) e David Melo Teixeira Sousa (Assaré).

Participaram ainda os juízes Emílio de Medeiros Viana e Francisco Eduardo Fontenele Batista (auxiliares da Presidência do TJCE), Luís Eduardo de Menezes (assessor especial da Presidência), tenente coronel José Herlínio Dutra (chefe da Assistência Militar do TJCE), José Almeida Santos Junior (secretário da Administração do TJCE), Silvio de Paiva Ribeiro (chefe da Assessoria de Cerimonial do TJCE), além do presidente, do vice-presidente e do tesoureiro da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), juízes Ricardo de Araújo Barreto, Antônio Alves Araújo e José Maria dos Santos Sales, respectivamente.


* Com informações do TJCE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :