Líder do Governo recebe reitores de universidades estaduais

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado José Sarto [Pros], recebeu na última segunda-feira [11], em seu gabinete, os gestores das universidades estaduais do Ceará para discutir uma solução para a greve dos professores e servidores dessas instituições. 

Participaram da reunião os reitores Jackson Sampaio, da Uece; Palmira Soares, da UVA, e Otonite Cortez, da Urca, o deputado federal Artur Bruno [PT-CE], vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, os deputados Júlio César Filho [PTN] e Professor Teodoro [PSD].

Os gestores solicitaram ao líder do Governo a intermediação para a retomada das negociações com o governador Cid Gomes. “O governador não negocia com a greve. Vou ligar hoje para ele e para o secretário René Teixeira Barreira, de Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Coloco-me à disposição para fazer com que o encontro aconteça o mais rápido possível, para que o ano letivo não seja prejudicado. Já estamos no meio de novembro”, observou José Sarto. O parlamentar dividiu a preocupação com o reitor da Uece. “Se a greve chegar a dezembro, vai prejudicar muito os alunos. Por isso precisa ser resolvida agora”, afirmou Jackson Sampaio.

Na pauta de negociações, foram repassados aos deputados pontos como: a regulamentação do PCCV Docente; a reposição das quase 300 vagas de aposentados, somando as três universidades; a questão do servidor técnico administrativo, que, segundo os reitores, precisa de um plano de cargo específico; ampliação da política de assistência para os estudantes: aumento de 20% do número de bolsas e reajuste das bolsas para R$ 400; nomeação de comissão para elaboração da proposta de autonomia das três universidades estaduais e a solução para o Campus Multi-institucional de Itapipoca. Uma das propostas seria que a Faced-Uece incorporasse toda a nova estrutura, podendo ainda formar parceria com o IFCE para abrigar cursos técnicos por três anos até que fique pronto o campus da instituição federal no município.

Para o deputado federal Artur Bruno, a pauta de reivindicações pode ser atendida pelo governador. “As questões são relativamente simples e o governador tem condições de atender pelo menos parte delas. Estamos aqui para ajudar nesse processo”, disse.

O deputado Júlio César Filho, vice-líder do Governo, também aposta numa solução. “Estamos tendo boa receptividade. Vamos conseguir avançar nesse diálogo com o Governo”, assinalou. O parlamentar recebeu apoio do deputado Professor Teodoro. “Cid Gomes foi o governador que mais fez pelas universidades, e isso foi reconhecido nesse encontro”, afirmou.

A reitora da Urca, Otonite Cortez, observou que chegar ao acordo agora seria coroar uma gestão que valorizou o ensino superior. “Vamos fechar o círculo virtuoso. O governador é inteligente e fez muito pelas universidades. Não pode sair como quem não investiu”, acrescentou a reitora.

Servidores e professores da Uece estão em greve desde o dia 29 do mês passado. Na Urca a paralisação começou no último sábado e na Uva está prevista para começar esta semana ainda.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :