Governo do Ceará entrega policlínica, CEO, CRES e Lacen em Icó

Um dia esperado e que se concretizou com quatro inaugurações em um evento.

Entre a tarde e a noite dessa sexta-feira [1º], o governador Cid Gomes entregou o Centro de Espacialidades Odontológicas Eduardo Peixoto de Medeiros, a Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes, a sede da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde [CRES] e o Laboratório Central de Saúde Pública [Lacen].

Os quatro novos equipamentos de saúde visam garantir a oferta de mais serviços e dar maior qualidade à atenção à saúde da população de 169 mil habitantes dos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. 

O CEO encontra-se em funcionamento com as especialidades de endodontia, ortodontia, cirurgia oral e periodontia, que deverão ser ampliadas em breve. Já na policlínica, os atendimentos estão previstos para começar na próxima semana.

ENTREGAS Em uma solenidade que contou com milhares de moradores dos sete municípios da região do Vale do Salgado e estiveram presentes no bairro Cidade Nova, em Icó, estiveram presentes o secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes; o prefeito de Icó, Jaime Júnior; o prefeito de Orós, Simão Pedro, que preside o consórcio público da 17ª Região de Saúde; a prefeita de Baixio, Laura Alencar; o prefeito de Cedro, Nilson Diniz; o prefeito de Ipaumirim, Wilson Alves de Freitas; o prefeito de Lavras da Mangabeira, Dr. Tavinho; a prefeita de Umari, Neide Moura; deputados Neto Nunes, Sérgio Aguiar, Mauro Filho, deputado federal Genecias Noronha, presidente da Câmara Municipal de Icó, Gilberto Barboza, vereadores, dentre outras autoridades.

“Não basta só o prédio bonito, tem que ter muito equipamento; mas só o prédio e os equipamentos não são suficientes – é preciso dinheiro pra pagar médicos, dentistas, enfermeiros, luvas, injeção e os insumos para atender e atender bem a população”, afirmou o governador Cid Gomes. “Além do novo modelo de parceria, estamos promovendo um novo modelo de gestão da saúde”, disse Cid Gomes, se referindo à gestão consorciada das novas unidades de saúde.

Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, disse que por determinação do ministro Padilha, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, virá ao Ceará no dia 6 de novembro para conhecer de perto a implantação e o modelo de gestão das policlínicas para elaborar proposta de participação do Ministério da Saúde e levar a experiência a outros estados.

POLICLÍNICA Na Rua Benjamim Constant, s/n, a policlínica regional recebeu em obras e equipamentos investimento total de R$ 8.812.448,30, recursos 100% do Tesouro do Estado. Do tipo I, a policlínica vai garantir assistência em dez especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, além de atendimento em enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, assistência social e ouvidoria. 

A população terá também acesso a exames especializados. Entre eles, mamografia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

CEO Com 11 consultórios, o CEO regional em Icó, na Rua Gastão Coelho, s/n, Cidade Nova, atenderá nas especialidades de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, prótese e pacientes com deficiência. No CEO regional, o investimento em obras e equipamentos foi de R$ 2.249.536,96, recursos do Governo do Estado. 

A policlínica e o CEO regionais em Icó integram a nova rede de assistência especializada à saúde que o governo do Estado está construindo em todo o Ceará. Na nova rede, são 22 policlínicas regionais, 19 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, hospitais regionais, além das Unidades de Pronto Atendimento [UPAs 24 horas]. Outras policlínicas regionais, que estão recebendo os equipamentos, serão inauguradas até o final de novembro, entre elas a que fica em Quixadá e em Iguatu.

CRES E LACEN Na passagem por Icó, o secretário da Saúde, Ciro Gomes, visitou as novas instalações da sede da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde [CRES] e do Laboratório Central de Saúde Pública [Lacen]. Na Rua Raimunda Pereira de Melo, 545, Centro, ficam o Lacen e a CRES. 

Com todos os ambientes climatizados, a CRES tem salas para rede de frio, responsável pela gestão de vacinas, de assistência farmacêutica, sala de reuniões, copa, alojamentos e garagem. 

Conta ainda com uma unidade da BiblioSUS, rede de bibliotecas que amplia e democratiza o acesso às informações em saúde pública, através da distribuição de produção editorial do Ministério da Saúde. A BiblioSUS de Icó conta também, em sua estrutura, com um polo da Universidade Aberta do SUS/UFC [UnaSUS], aberto ao público e preparado para a realização de teleconferências.

O Lacen dá cobertura aos sete municípios da 17ª região e aos 10 municípios da 18ª região de saúde, com sede em Iguatu. As novas instalações promovem melhores condições de trabalho aos profissionais. Planejado dentro dos padrões de biossegurança do Estado, contribui para a expansão dos serviços e exames realizados. 

Lá, são feitos exames de saúde pública, como o diagnóstico de sífilis e tuberculose, teste de HIV para gestantes e análise de água potável. Realiza também realizar exames de hemograma, triglicérides, colesterol e fatores reumatoides, em suporte aos municípios. Faz sorologia de diferentes doenças, dentre elas a doença de Chagas. No Lacen de Icó, é feita também a coleta para testes de DNA, que são encaminhados para exames no Lacen, em Fortaleza.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :