Estado vai ampliar assistência técnica para produtores de mamona

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA] e da Petrobrás Biocombustíveis estiveram reunidos na última quarta-feira [13] com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA] e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural [Ematerce] para discutir o Programa Cearense do Biodiesel.

Foi discutida a necessidade da formalização de um convênio entre o Estado, através da SDA e a Petrobrás Biocombustíveis para garantir assistência técnica e extensão rural a seis mil agricultores familiares participantes do Programa do Biodiesel no Estado do Ceará. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a ideia é que a Ematerce trabalhe diretamente com esses agricultores.

De acordo com o coordenador nacional do Programa do Biodiesel do MDA, André Gross, destacou que o Governo Federal está otimista com a produção de mamona no Ceará. “O Estado tem um número grande de famílias atendidas e a execução do Programa aqui nos últimos 10 anos tem sido destaque em nível nacional”, afirmou. Gross destacou que a garantia de compra da matéria prima pela Petrobrás Biocombustíveis e as novas tecnologias que serão aplicadas pela assistência técnica vão conseguir apresentar resultados mais eficientes.

Também esteve na reunião o representante da Petrobrás Biocombustíveis, Raphael Leão, que reafirmou a parceria da Petrobrás para continuar apoiando os agricultores familiares. “A Petrobrás está desenvolvendo pesquisas com outras oleaginosas para inserir no Programa, mas a curto prazo o nosso investimento maior será na Produção de Mamona”, afirmou.

O secretário Nelson Martins afirmou que o objetivo é fortalecer a produção de mamona consorciada com as culturas de milho e feijão. “O Estado vai manter o incentivo de R$ 200 para cada agricultor familiar que planta até 3 hectares de mamona e vamos também oferecer assistência técnica através da Ematerce”, disse.

Em agosto de 2014, o Estado do Ceará vai sediar o VI Congresso Brasileiro de Mamona. O Estado foi credenciado para sediar o encontro pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa] pelos resultados apresentados pelo Programa Estadual do Biodiesel. Também participaram da reunião o diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo, e os técnicos do Programa Estadual do Biodiesel, Roberto Virgínio e Ademarzinho Holanda.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :